Cerca de 800 alunos que frequentam as escolas do primeiro ciclo de Castelo de Paiva vão ter este ano os manuais escolares gratuitos, anunciou hoje o município.

 

Segundo a autarquia, os livros destinam-se aos alunos que frequentam os dois agrupamentos escolares que existem no concelho, representando um investimento da câmara municipal orçado em 33.000 euros.

 

Na terça-feira, a autarquia organiza uma cerimónia de distribuição, a título simbólico, de alguns manuais, com a presença dos responsáveis dos dois agrupamentos.

 

"Entendemos a disponibilização gratuita dos manuais escolares aos alunos do primeiro ciclo como uma medida de grande alcance social, de modo a suavizar as despesas com a formação escolar das crianças, numa altura em que as condições económicas das famílias se agravam", considera o presidente da câmara, Gonçalo Rocha, citado num comunicado.

 

Gonçalo Rocha sublinha ainda que a medida tem como objetivo "assegurar mais igualdade no acesso aos instrumentos educativos, numa etapa muito importante no crescimento de cada criança".

 

Este é o quarto ano consecutivo em que a autarquia de Castelo de Paiva oferece os manuais escolares aos alunos do primeiro ciclo.

 

Por Lusa