A atriz Carla Chambel protagoniza a campanha que visa alertar para os perigos da gravidez na adolescência, aparecendo na fotografia vestida de branca de neve com 7crianças, mostrando que a realidade é tudo menos um conto de fadas.
A iniciativa da Fuel, em parceria com a Central Models, Lisbon Ad School, Ajuda Mãe, Mindshare e MOP, traduz-se em pósteres e anúncios que chamam a atenção para uma situação que ainda afeta muito Portugal. As últimas estatísticas revelam que 12 grávidas adolescentes dão à luz por dia no nosso país.
Em declarações ao Sapo Família, Carla Chambel conta a experiência: “Primeiro, logo no dia da sessão fotográfica, senti uma grande responsabilidade porque estavam ali sete crianças comigo com quem nunca tinha estado e era para mim importante criar uma relação como se fossemos de fato uma família. Contudo, eles foram tão incríveis que não pude sentir na pele o que deve sentir uma mãe jovem a cuidar de tantas crianças ao mesmo tempo, como deverá ser difícil estar 100% disponível para todas elas, do que deve ter que abdicar da sua vida para se dedicar a elas, do tempo que não deve ter para si mesma e ser obrigada a crescer mais rápido”.
A jovem considera que não se trata de falta de informação, pois “como é possível no séc.XXI haver tantas mães adolescentes uma vez que há tanta informação disponível de várias formas?”.
Para Chambel, “os jovens estão informados, eles sabem a "lição", o problema é trazer essa informação para a intimidade, para o momento em que tudo está prestes a acontecer. Como dizer "quero usar um preservativo", ou, "tomas a pílula?" sem ferir suscetibilidades? A questão é como dotar os nossos jovens de capacidade de comunicação, de cumplicidade íntima, de confiança, ao ponto de se poder abordar essas dúvidas muito antes de algo acontecer”.
E remata: “Quando não se consegue este diálogo, e quando se decide ir para a frente com uma gravidez muita coisa irá de fato mudar nas suas vidas, ainda que seja único e maravilhoso ter um filho. Não é um conto de fadas e por isso a Ajuda de Mãe é um exemplo de como apoiar estas jovens a seguirem com a sua vida de uma forma digna, acolhedora e com esperança”.
Foto: Frederico Vanzeller /GaragePhoto
4 de maio de 2012

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.