Em causa um programa que conta com cerca de 15 parceiros desde embaixadores a padrinhos, sendo que muitos deles vão dar aulas às crianças com o objetivo de fomentar "hábitos de vida ativos e saudáveis", descreve informação remetida à agência Lusa.

Um dos embaixadores é o FC Porto que vai "emprestar" atletas a projeto, os quais vão contactar com cerca de 7.000 crianças e jovens das escolas do concelho.

Somam-se as aulas do chefe de cozinha Hernani Ermida que vai integrar o projeto de educação alimentar ou da estilista Katty Xiomara responsável pela área da prevenção solar.

Nota também para a participação da atleta olímpica Fernanda Ribeiro, com o projeto de educação postural, ou do piloto de automóveis Renato Pita, convidado a falar sobre prevenção rodoviária, bem como do médico Fernando Povoas e do rapper Waze, ambos responsáveis por projetos ligados à alimentação.

"A aposta na vertente preventiva da saúde é aquela que, reconhecidamente, melhores resultados proporciona, quer na parte do aumento da qualidade de vida quer no aumento da esperança média de vida da população", disse o presidente da câmara da Maia, António Silva Tiago.

O autarca também destacou a influência deste programa nos hábitos de higiene, de exercício físico, de alimentação saudável e de prevenção de riscos. "São mais eficazes quando introduzidos desde cedo no quotidiano das crianças, que depois elas próprias se transformam em agentes de mudança junto do seu próprio círculo familiar e social", referiu.

No total são 18 os projetos com ações e oficinas, palestras e aulas dedicadas a vários graus de ensino do pré-escolar, ao 3.º ciclo.

Silva Tiago apontou que a aposta na parceria com figuras públicas tem como finalidade estimular as crianças e jovens pois, disse o autarca, "como é sabido como estes são especialmente sensíveis aos seus heróis e gostam de seguir e conhecer os bons hábitos dos seus modelos".

Informação camarária descreve que os objetivos deste programa seguem as diretrizes da Direção Geral de Saúde, sendo eles promover a literacia em saúde, educar para atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis, valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis, universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar e qualificar a oferta da educação para a saúde em meio escolar

Estes projetos de saúde escolar são destinados às escolas dos Agrupamentos Escolares do concelho da Maia, distrito do Porto, aos Jardins de Infância da Santa Casa da Misericórdia da Maia e da Associação De Solidariedade Social Mouta Azenha - Nova.