Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação Ludotempo, Francisco Lontro, explicou que o projeto ‘Brincar de Rua' pretende devolver às crianças "a experiência única de brincar na rua", de uma forma adaptada aos tempos de hoje e com toda a segurança.
"A ideia deste projeto é criar grupos de brincar comunitários. Trata-se de uma iniciativa de brincar livre, em que o que queremos é replicar ao máximo a experiência do brincar que nós tivemos, mas adaptada às condições dos dias de hoje", disse.
Cada grupo não deverá ultrapassar as 15 inscrições e será monitorizado por dois adultos devidamente formados e certificados pela Ludotempo, a associação de Leiria sem fins lucrativos mentora do projeto.
"Aos monitores é dado o nome de embaixadores do brincar, sendo a estes que cabe a garantia da segurança das crianças, sendo ainda ativadores nalguma brincadeira, mas retirando-se o mais depressa possível. Queremos os mais novos a brincar livremente no espaço público, encontrando os amigos de sempre ou fazendo novos amigos, explorando a criatividade e com interferência mínima dos adultos", sublinhou.
De acordo com Francisco Lontro, "o grande bastião do projeto é a segurança das crianças" e, para além dos dois adultos a monitorizar cada grupo, "a ideia é que os miúdos usem também um sistema de geolocalização".
"Este sistema permite definir um perímetro de segurança e, se por alguma razão extraordinária a criança se afastar, o sistema emite um alerta imediato e os monitores sabem que a criança saiu do perímetro de segurança e conseguem localizá-la", esclareceu.
Este projeto-piloto, destinado a crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, será testado num bairro da cidade de Leiria "no final de setembro, inícios de outubro”.
"Haverá depois uma segunda fase piloto, saindo da cidade de Leiria; e uma terceira fase, já de expansão nacional", concluiu.
O projeto "Brincar de Rua" é um projeto de inovação social e foi reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos 10 melhores projetos nacionais de 2016, no prémio FAZ IOP.
Desenvolvido pela associação Ludotempo, este projeto conta ainda com a parceria da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL, Câmara Municipal de Leiria, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, e Instituto Português e do Desporto e Juventude.
Comentários