No Castelo de São Jorge comemora-se, no próximo sábado, dia 25 de Outubro, o 861º aniversário da Conquista de Lisboa.
Numa iniciativa aberta a toda a família, D. Afonso Henriques e o Alcaide mouro contam a história do Cerco de Lisboa e a entrada triunfante de D. Afonso Henriques na qasaba.
Após dezassete semanas de cerco e assaltos à muralha da cidade, a 21 de Outubro de 1147, pelas quatro da tarde, o quaid de Al-Uxbuna, pedia tréguas e negociava a rendição.
Os cristãos, depois de muito discutirem sobre a melhor forma de conquista, chegaram a um acordo e prepararam a entrada na cidade.
A 25 de Outubro de 1147, aberta a porta de Lisboa, a comitiva de D. Afonso Henriques, entoando o Te Deum Laudamus, ergue o estandarte cristão, em sinal de vitória.
No próximo sábado, dia do 861º aniversário da Conquista de Lisboa, os visitantes do Castelo de São Jorge podem assistir a duas representações históricas diferentes, segundo a visão de cada um dos protagonistas – de um lado, o mouro mostra a barbárie dos cristãos; do outro, D. Afonso Henriques defende a justiça da conquista.
No final, os participantes encontram-se e confrontam os intervenientes com ambas as versões, procurando saber o que realmente aconteceu a 25 de Outubro de 1147.
É necessária marcação prévia. A participação está limitada ao número de lugares disponíveis. Para reservas, contactar servicoeducativocastelo@egeac.pt ou 21 880 06 20 / 918 50 44 19.
22 de Outubro de 2008

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.