“Esta necessidade,de ser boa mãe, tornou-se uma obsessão para muitas de nós. Consome-nos pensamentos, energia e tempo. Sejamos claras: esforçar-se para ser boa mãe é um objetivo nobre. Mas não é a isso que me estou a referir. Estou a falar de uma obsessão generalizada em fazer tudo bem na maternidade”, refere a pediatra Joana Freitas, a propósito do lançamento do livro ‘Os 10 Hábitos das Mães Felizes’ de Meg Meeker.
A obra destina-se a mulheres que, na pele de mãe, mesmo “fazendo o seu melhor”, nunca conseguem agradar a toda a gente. Segundo a pediatra e também mãe, o problema é generalizado: “Angustiamo-nos sobre se estaremos a ser boas mães e se estaremos a tirar pleno partido de outras oportunidades. Interrogamo-nos se devemos trabalhar fora de casa ou em casa. Outras interrogam-se se estarão a trabalhar muito ou pouco. E muito mais coisas. Ralamo-nos sobre se os nossos filhos têm oportunidades suficientes, se os amigos gostam deles ou se são intimidados na escola ou na creche. Mas, no fundo, preocupamo-nos com o que podemos fazer para que os nossos filhos tenham uma vida melhor”.
Esta avalancha de situações são desmistificadas num livro que fornece ensinamentos valiosos sobre a melhor forma de atingir o almejado estado. E os 10 hábitos para se ser uma mãe feliz são: Tenha a noção do seu valor como mãe; Encontre as amizades certas; Dê o valor devido ao dinheiro; Arranje tempo para estar sozinha; Valorize e pratique a fé; Liberte-se dos medos; Descubra formas simples de viver; Dê e receba amor saudavelmente e Seja dona da sua vida.
Para Joana Freitas, o livro dá a conhecer “mães verdadeiras cuja vida ilustra o nosso problema coletivo e mães que passaram para o lado bom. Estão a acertar nesta coisa da maternidade. Não, não são melhores mães, estão a ter mais prazer em ser mães. Este livro não é sobre ser melhor mãe, pois sobre isso já há muitos. Este livro é para si, e só para si, para a ajudar a ser uma mãe mais feliz”.
Registe-se ainda que Meg Meeker é uma das mais conceituadas e respeitadas pediatras norte-americanas, autora de seis livros, conferencista e presença assídua em programas de rádio e televisão.
10 de julho de 2012
“A necessidade de ser boa mãe tornou-se uma obsessão”, diz pediatra
Este artigo tem mais de 12 anos
A obra ‘Os 10 Hábitos das Mães Felizes’ chega a Portugal
Comentários