A Seção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, os Pupilos do Exército e a Ocean Medical reúnem-se, na maior iniciativa do género a nível nacional, 150 crianças num Mass Training de Suporte Básico de Vida.

A ação visa sensibilizar a população do Instituto dos Pupilos do Exército para a necessidade de adquirir conhecimentos na área de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-D), de forma a prestar auxílio da forma adequada e de acordo com o que está em vigor na American Heart Association.

As alterações cardiovasculares são responsáveis por 40% da mortalidade em pessoas com idade inferior a 75 anos, e de todos os adultos com cardiopatia isquémica 60% sofrem paragem cardiorrespiratória (PCR) súbita.

Sabia que por cada minuto que passa após uma vítima sofrer uma PCR, a probabilidade de esta sobreviver diminui 7 a 10% se não forem executadas manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) de qualidade? E que quando a PCR é monitorizada nos primeiros minutos, mais de 60% das situações são possíveis de reverter através da desfibrilhação recorrendo a um desfibrilhador automático externo (DAE)?

E que a morte súbita de causa cardíaca é frequente em Portugal e que todos os anos cerca de 350 000 europeus sofrem uma paragem cardíaca que pode acontece nos locais e momentos mais inesperados como na rua ou no trabalho? E que menos de 1 em 10 desses paciente sobrevivem? E que a maioria das mortes evitáveis associa-se à doença coronária e ocorre fora dos hospitais? E que 60 a 80% das paragens cardíacas ocorrem em casa? E que ao prestar prontamente manobras de Suporte Básico de Vida podemos aumentar duas a três vezes a taxa de sobrevivência?

Pretende-se assim junto desta comunidade escolar massificar as competências técnicas de execução de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa em indivíduos não profissionais de saúde, de forma eficaz aumentando a probabilidade de sobrevivência das vítimas.