Não é muito surpreendente, se pensarmos em todas as novas despesas que implica um bebé, bem como a perda temporária ou permanente de vencimento a que poderá estar sujeita se pensar fazer uma licença de maternidade prolongada ou deixar completamente de trabalhar. Mas existem algumas formas simples de manter o bom ambiente, explica Roger Gibson, autor de "First Comes Love, Then Comes Money: Basic Steps to Avoid the #1 Conflict in Marriage." "Em primeiro lugar, reúna o máximo de informação sobre as suas finanças", explica. "Ter uma boa ideia das implicações financeiras de se tornarem pais tão brevemente e conversar de modo a analisar atempadamente o estilo de vida e os ajustes financeiros eventualmente necessários, poderá ajudar a evitar discussões", continua. Veja como começar:

*Defina os seus objectivos. Se trabalha a tempo inteiro mas quer ficar em casa a tempo inteiro depois do bebé nascer – é um projecto realista, tendo em conta as despesas? Se estiver a pensar regressar ao trabalho, já ponderou os custos de um infantário ou uma ama? Se quiser reformar completamente o quarto do bebé com mobiliário topo de gama, pode dar-se a esse luxo sem se endividar?

*Elabore uma lista das suas despesas fixas, como o aluguer ou a prestação da casa, seguros, prestações do carro, etc. Em seguida, elabore outra lista de despesas menos essenciais ou menos variáveis – entretenimento, alimentação, roupa. Esta lista irá indicar-lhe áreas em que pode reduzir ou controlar as despesas de modo a alcançar os seus objectivos.

*Enfrente a sua situação financeira de frente. "É possível passar de duas pessoas a viver comodamente com dois salários a três pessoas com um só?" pergunta Gibson. O bebé precisa realmente do quarto perfeito ou de roupa cara que não tardará a deixar de servir?

• Quer viva desafogadamente ou no limiar das suas poupanças, o dinheiro é sempre motivo de preocupação.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.