Veja quanto mais tempo terá de esperar e o que irá sentir quando o bebé ficar finalmente suficientemente grande e forte para lhe dar conta de que existe.

Quando vou sentir o bebé mexer?

Provavelmente, só começará a sentir o bebé a mexer entre as 16 e as 22 semanas, embora já tenha começado a movimentar-se às 7 ou 8 semanas e possivelmente já tenha assistido às suas acrobacias numa ecografia. As mães veteranas costumam dar conta desses primeiros e subtis pontapés mais cedo do que as grávidas de primeira viagem. (Uma mulher que já tenha estado grávida distingue mais facilmente os movimentos do bebé de outras agitações abdominais, como gases.) A sua constituição física também poderá ter alguma relação com a sua capacidade de distinguir entre um golpe de boxe com a esquerda e uma barriga esfomeada; as mulheres mais magras sentem normalmente mais cedo os movimentos e com maior frequência do que as mulheres com mais peso.

Como vão ser esses primeiros movimentos?

As grávidas descrevem a sensação como pipocas a saltar, um peixinho dourado a nadar dentro da barriga, borboletas a esvoaçar, sensação de pancadinhas e bolhas de ar. Quando sentir os primeiros movimentos muito suaves, pensará provavelmente que serão gases ou fome, mas quando começar a senti-los mais regularmente, reconhecerá a diferença. Estes primeiros movimentos serão provavelmente mais perceptíveis quando estiver sentada ou deitada em repouso.

Quando devo preocupar-me com os movimentos do bebé?

No princípio, sentirá apenas poucos pontapés e muito espaçados. Efectivamente, poderá sentir vários movimentos num dia e, no dia seguinte, não sentir nada. Embora o bebé se mexa e dê pontapés com regularidade, muitos das suas sacudidelas e agitações ainda não têm força suficiente para se fazerem sentir. Quando começar a senti-las regularmente, isso é sinal de que o bebé está óptimo, desde que não verifique grandes alterações nos seus níveis de actividade habituais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.