Este é sem dúvida o momento ideal para começar um estilo de vida mais saudável, tanto em termos físicos como emocionais. E para que garanta a sua saúde e a da criança, deixamos-lhe algumas regras que deve seguir à letra e que vão fazer toda a diferença.

Alimente-se bem - Não que seja necessário comer por dois, mas é importante manter uma alimentação variada e equilibrada. Embora muitas mulheres evitem comer certos alimentos porque enjoam, devem sempre arranjar um substituto que tenha o mesmo valor nutricional. Se pretender iniciar uma dieta saudável, saiba que esta deve conter essencialmente verduras, legumes, frutas, carboidratos, proteína e lacticínios.

Tome suplementos de ácido fólico - Este suplemento ajuda a prevenir problemas congénitos no bebé ligados ao tubo neural, por isso todas as mulheres que estejam a pensar engravidar devem tomar este suplemento diariamente mesmo antes da concepção.

Pratique actividades físicas regularmente - Praticar exercício vai ajudar a ganhar força e resistência necessária, para que consiga carregar o peso da barriga. Além disto, ajuda a reduzir os níveis de stress durante o parto e contribui para voltar à forma física mais rapidamente depois da criança nascer. Tente não fazer desportos em que corra o risco de cair ou lesionar-se, pois podem ser perigosos para a sua saúde e para a do bebé. Opte por actividades ligeiras como natação e o ioga.

Não se auto-medique - Não tome qualquer remédio sem o consentimento do seu médico. Se já antes de engravidar tomava medicação o ideal é relembrar com o seu médico a lista de medicamentos que tomava regularmente e se é possível continuar a toma-los.

Pré-natal - Comece o pré-natal o mais rápido possível, porque um bom pré-natal é essencial para a saúde do seu bebé. Se tiver algum plano de saúde, entre em contacto para ver se há algum serviço direccionado para a gravidez.

Exercite os músculos da vagina - Este tipo de exercícios nos músculos da região pélvica, devem ser feitos não só agora mas sim desde a adolescência. Além de combater a incontinência urinária contribuem para o prazer sexual e ajuda a relaxar na hora do parto.

Reduza o consumo de cafeína - Como é um estimulante pode contribuir para o bebé nascer com peso abaixo do normal ou até criar problemas na gravidez.

Deixe de fumar e beber - As mulheres que fumam têm maior risco de ter um aborto espontâneo, ter um parto prematuro ou de o bebé nascer com um peso abaixo do normal. Por isso não beba bebidas alcoólicas, porque o álcool rapidamente vai ser transmitido pela placenta ao seu bebé.

Descanse - É normal sentir sono e muito cansaço no primeiro e terceiro trimestre da gravidez. Também é bastante normal que comece a preferir ficar em casa em vez de sair à noite, isso quer dizer que o seu corpo está naturalmente mais cansado. Para que descanse melhor, faça alongamentos e massagens pois estes ajudam a reduzir o stress e permitem-lhe ter um sono com mais qualidade.

Trabalhe num local seguro - Hoje em dia é normal a mulher trabalhar até ao dia do parto ou apenas deixar de o fazer um mês antes. Mas se tiver um trabalho que exija muito esforço físico é aconselhado que deixe de o fazer ou trabalhe menos horas, porque o esforço em excesso tem sido associado a várias complicações durante a gravidez. Fale com o seu médico e com o seu patrão e descubra as melhores opções para o seu caso.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.