Muitas pessoas pensam que a diabetes gestacional aparece apenas nas mulheres com excesso de peso ou obesas. Esta é uma ideia errada, como explica a médica ginecologista Lisa Ferreira Vicente: «Muitas mulheres são diagnosticadas com diabetes gestacional embora não aparentem ter a doença, pois são magras, aumentaram pouco peso e não têm história familiar». Daí a importância de o rastreio ser realizado por todas as grávidas, independentemente da sua condição física ou antecedentes familiares.

Orientações da diabetes gestacional

A diabetes gestacional é controlada através de uma alimentação fracionada, ou seja, a pessoa tem de comer várias vezes ao dia. A dieta na grávida com diabetes é centrada no objetivo de controlar os valores de glicemia (açúcar no sangue). Por isso é essencial que a pesquisa de glicemias seja um procedimento de rotina diária da grávida.

Segundo as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), as grávidas com diabetes gestacional devem ser informadas dos riscos maternos e receber aconselhamento sobre modificações no seu estilo de vida, de uma forma individualizada.

De acordo com a DGS, está já demonstrado cientificamente que o controlo da glicemia durante a gravidez diminui as complicações maternas e a mortalidade e morbilidade perinatais, benefício que é tanto maior quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico e iniciado o controlo metabólico.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez