Hypnobirthing nasce em Inglaterra e rapidamente se torna uma técnica aceite e muito conhecida por todas as mães.
Esta novidade surge no seio de um movimento de mães que desejavam muito ter uma técnica de parto sem dor, natural e confortável que pudesse oferecer ao bebé uma mãe presente, atenta, com força e bem disposta.
O que diz a ciência sobre hypnobirthing?
Um estudo desenvolvido recentemente na Austrália mostrou que o uso de hypnobirthing, encurta o tempo de parto, reduz o risco de cesarianas, e dispensa na maioria dos casos a utilização de analgésicos. Inglaterra, revelou que os níveis de ansiedade são reduzidos e, por esta razão. o nascimento é mais vivido, mais feliz e deixa boas recordações. Qualquer mãe gostaria de poder ter esta experiência.
Todas as mães inexperientes, e de primeira viagem, sentem medo e ansiedade, o que dificulta a libertação de algumas hormonas que facilitam o trabalho de parto precisamente devido aos fatores de medo, tristeza e contração. Esta técnica ajuda e prepara para que isto não aconteça.
O grande objetivo desta técnica
O grande objetivo da técnica que aqui apresentamos hoje é a confiança, segurança, facilidade e o conforto no parto e nos momentos pós parto.
Esta técnica considera os aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais de um nascimento.
O que é o hypnobirthing?
O objetivo principal é que a mãe fique calma e controlada, mas natural desde o dia em que recebe a notícia que está grávida até ao dia do parto. Suportada numa prática de Meditação e relaxamento esta técnica alivia o stress, a ansiedade, os medos, as dores e o pânico do desconhecido e dos eventos imprevistos relacionados com o parto.
Desde sempre as conversas entre mães, filhas, avós e amigas sobre o primeiro parto não são alegres, descontraídas e desprovidas de preocupação ou mesmo algum negativismo. Já era tempo de nascer uma técnica assim.
Este método foi inspirado no livro "Childbirth Without Fear de Grantly" Dick-Read, MD, um obstetra inglês. De acordo com a sua exposição, o síndrome medo-tensão-dor pode ser atenuado com hipnose, porque a mulher terá a capacidade de trabalhar os músculos conscientemente durante o trabalho de parto, facilitando o nascimento da criança.
Um parto ideal é um parto único que ocorre na mente de uma mãe única. Este método permite projetar o parto dos seus sonhos e à sua medida.
A aprendizagem passa por conhecer muito bem o corpo físico, honrá-lo, entende-lo e aceitá-lo para confiar que ele mesmo dará as respostas e os sinais certos na hora certa. Mas, para isso, é importante estar atento, ouvir e sentir.
As mães famosas usam Hypnobirthing?
Todas as mães que experimentaram adoram o hypnobirthing, inclusive as mães famosas.
Há rumores que a Duquesa de Cambridge usou esta técnica pelo nascimento do Príncipe Louis uma vez que se apresentou em cerimónia oficial poucos dias depois do nascimento, com um sorriso alegre e fresco.
A celebridade Angelina Jolie, mãe de 6 filhos, usou alegadamente esta técnica pelo nascimento dos seus gémeos, Vivienne and Knox.
A atriz Busy Phillips e Jessica Alba também elegeram esta técnica pelo nascimento dos seus primeiros bebés, bem como a super modelo Gisele Bündchen.
Alguma razões que tornam Hypnobirthing tão eficaz
A diferença acentuada entre um parto consciente e um parto sem preparação alguma, o conforto no momento do parto, a simplicidade e a paz, a consciência que o poder mental da própria mãe está a orientar o momento e todo o processo, confiança e segurança, presença do pai e forte união entre a mãe e o pai.
Saiba mais sobre esta técnica em https://alegrianainfancia.wixsite.com/index
Uma nova atitude, mais consciente e mais responsável pelos resultados
São ensinadas técnicas apropriadas de respiração, relaxamento e visualização o que permite antecipar a realidade do dia do parto. O poder da mente é utilizado para criar antecipadamente todos os momentos.
Os exercícios são praticados semanas antes do parto para que haja um total envolvimento e fácil memorização dos processos.
O que se aprende nas aulas de HypnoBirthing
* Exercícios respiratórios
* Meditação
* Visualizações
* Relaxamento
* Programa nutritivo
* Exercícios físicos para tonificar as articulações e facilitar as posições do parto
* Ensaio das posições possíveis para o parto
* Afirmações positivas
* Auto hipnose
* Exercícios de auto-confiança
* Compreensão sobre a linguagem corporal natural e seus benefícios
* Binómio mente, corpo
* Benefícios para o bebé, tranquilidade, sonos regulares e alimentação facilitada
* O pai como figura de suporte e conforto
O bebé também beneficia desta técnica
Os estudos verificam que os bebés que nascem das mães que aplicam e estudam esta técnica são mais calmos, tranquilos, e a ligação à mãe é muito próxima, comem melhor e tem um sono regular.
Finalmente, o pai pode participar
Por norma os pais mantém-se um pouco a distância da preparação para o parto e do momento do nascimento do bebé porque não sabem o que fazer, como ser úteis e como reagir. A preparação de Hypnobirthing pode ser efetuada em aula ou em casa online, pelo que o pai pode participar destas aulas. O seu papel é assimilar a técnica e garantir que a mãe se mantém no processo no momento que entra no hospital. Ou seja, se mantém focada e calma.
Comentários