Por esta altura, é capaz de se sentir um pouco cansada, especialmente se tiver dificuldade em dormir. Também é possível que se sinta desajeitada, o que é perfeitamente compreensível. Não só está mais pesada, como o peso adicional à sua frente está a afectar o seu equilíbrio e as suas articulações estão mais soltas, graças às hormonas da gravidez.

Lembra-se das variações de humor do início da gravidez? A combinação de sintomas incómodos e alterações hormonais podem levar a que sinta novamente aqueles altos e baixos dos primeiros meses. É normal que se preocupe um pouco com coisas como o parto e se será uma boa mãe mas, se não conseguir afastar os maus pensamentos ou se se sentir cada vez mais ansiosa ou irritável, fale com o seu médico. Pode fazer parte dos 10% de mulheres grávidas que lidam com depressão ligeira a moderada durante a gravidez.

EXPLICAÇÃO

Porque devo exercitar o períneo?

Os exercícios para o períneo – contrair e manter a contracção dos músculos em redor da vagina e do ânus como se quisesse interromper o fluxo de urina — podem ajudar a prevenir a incontinência pós-parto. Reforçando e tonificando o músculo do pavimento pélvico, que suporta a bexiga, estes exercícios (Kegel) podem ajudar a contrariar o estiramento causado pelo aumento do útero na gravidez. Bastam 30 contracções do períneo por dia para evitar a incontinência urinária, segundo Carolyn Sampselle, professora de enfermagem na Universidade de Michigan. Informe-se detalhadamente sobre como se fazem.

O QUE ELAS DIZEM

"A gravidez é uma experiência assustadora, mas muito divertida. Estou ansiosa por chegar ao fim, para poder ver a carinha do meu menino. Já só faltam dez semanas!" — Cristina

"Embora o meu médico não concorde inteiramente com a ideia de um plano de nascimento, elaborei um para que ele possa ter uma ideia do que quero e espero que aconteça na sala de partos quando chegar o grande dia. Acho que é essencial tomar estas decisões antes das dores e do turbilhão emocional do trabalho de parto." — Ana

"Sinto uma pressão enorme, especialmente quando estou de pé. Parece que o bebé vai cair por ali abaixo!" — Rosa

DICA DE CONFORTO

Lidar com a falta de jeito

A sua agilidade não é a mesma de antes, por isso tem de ter mais cuidado para evitar tropeçar e cair.

• Quando subir escadas ou andar em passeios escorregadios, faça-o lentamente e, sempre que possível, segure-se num corrimão.

• Ande devagar e segure-se em alguma coisa quando subir e sair do duche ou da banheira.

• Use sapatos de salto baixo com solas de borracha. Calçado desportivo sem atacadores (para não ter de se baixar para apertar) são agora uma boa opção.

• Não é boa altura para correr atrás do autocarro ou do comboio. Conte com alguns minutos adicionais para chegar à paragem a tempo ou espere pelo próximo.

• Nem sequer pense em subir um escadote ou pôr-se de pé em cima de uma cadeira para trocar uma lâmpada. Lembre-se: é uma óptima altura para aproveitar todas as ajudas disponíveis; não tente fazer tudo sozinha.