O que está neste momento a acontecer no interior do seu útero? Muita coisa. O seu bebé em desenvolvimento é apenas uma bolinha de várias centenas de células que se multiplicam loucamente. Quando esta bola de células (a que chamamos blastócito) assentar arraiais no seu útero, a parte que será mais tarde a placenta começa a produzir a hormona da gravidez, a hCG (gonadotropina coriónica humana).

Esta hormona comunica aos ovários que devem deixar de libertar óvulos e acciona o aumento da produção de estrogénio e progesterona, impedindo o útero de largar a camada de revestimento — e o seu pequeno passageiro — e estimula o crescimento da placenta. A hCG é também a hormona que dita o resultado positivo no teste de gravidez; no final desta semana, já poderá fazer um destes testes e obter um resultado positivo! (Se o resultado do teste for negativo e se o período se atrasar dois ou três dias, tente novamente nessa altura.)

Entretanto, começa a acumular-se líquido amniótico em redor do pequeno aglomerado de células, na cavidade que formará o saco amniótico. Este líquido irá amparar o bebé nas semanas e meses que se seguem. Neste momento, o seu pequeno blastócito está a receber oxigénio e nutrientes (e a eliminar resíduos) através de um sistema de circulação primitivo composto por túneis microscópicos que unem o bebé em desenvolvimento e os vasos sanguíneos da parede uterina. No final da próxima semana, a placenta já se terá desenvolvido o suficiente para assumir esta tarefa.

É mesmo verdade:

O primeiro teste de gravidez em casa surgiu em 1977. Após o teste, as mulheres tinham de esperar duas horas para saber se estavam grávidas.