Nalgumas mulheres é normal um pouco de inchaço causado pelo aumento geral do volume de líquido durante a gravidez. O inchaço ocorre normalmente nos pés, canelas, tornozelos e dedos e, por vezes, no rosto. Ficar muito tempo em pé, o calor e o cansaço podem acentuá-lo, mas só precisa de se preocupar se ao exercer pressão com os dedos ficarem marcas brancas. Se este tipo de edema for acompanhado de tensão alta e proteína na urina, pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

Prevenção - mantenha uma dieta equilibrada e saudável, faça bastante exercício e beba muitos líquidos. Evite comer demais, fazer muito esforço e procure relaxar e dormir um pouco durante o dia.

Tratamento/ alívio dos sintomas - uso de meias de elásticas (apesar de poder ser muito desconfortável em épocas de calor) e exercícios como natação, por exemplo, que proporcionam grande alívio.

Outras formas para minimizar os sintomas passam pela elevação e exercícios com os pés e membros inferiores sempre que possível, evitar ficar em pé ou sentada por longos períodos, redução do sal na alimentação, ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, tomate, laranja, espinafre, melão e melancia) e drenagem linfática manual.

Autor: Rafaela Rosa

Traduzido e adaptado à cultura portuguesa pela equipa da Rede Mãe

 

Fontes bibliográficas: Balaskas, J. Manole, Gravidez Natural

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.