A capacidade do bebé para vocalizar está a melhorar e poderá até dizer as primeiras palavras a qualquer momento. "Mamã" e "Papá" — isto é, os pais, e não apenas um som incerto — são primeiras palavras comuns.

Se ouvir o bebé a tentar pronunciar uma palavra, repita-a lenta e claramente para que possa aprender a pronúncia correcta. Além disso, as primeiras palavras nem sempre têm definições precisas.

“Cão” pode designar qualquer objecto com quatro patas e “bá” pode querer dizer água, bolacha ou fralda — ou as três ao mesmo tempo.

Não se esqueça de que muitos bebés não irão pronunciar um único “pio” inteligível durante vários meses, e é igualmente normal.

Tente ensinar novas palavras ao bebé falando frequentemente com ele, dando nomes aos objectos enquanto lhe muda a fralda, lhe dá de comer e brinca com ele.

Outros óptimos métodos de construção da linguagem incluem: entoar versos ou canções de embalar, e jogos que impliquem identificar objectos.

É mesmo verdade!
O mais provável é o seu bebé acabar por não se recordar dos eventos anteriores aos 3 anos de idade. Mesmo assim, estas experiências precoces determinam a sua visão do mundo.

Actividade da semana
Sirva uma variedade de alimentos ao bebé para que os possa manusear, separar e, por fim, comer.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.