Os bebés aprendem a deduzir o sentido das palavras — e o tom da voz — mais depressa do que a produzir vocábulos. Por esta altura, o bebé poderá até responder a pedidos simples, ou a palavras relacionadas com disciplina, como “Não” ou um “Tss-tss!” mais veemente!" .

Fale frequentemente com o bebé, e repita o nome dele. Fale-lhe acerca do que está a fazer e dos nomes dos alimentos que come. Quando sai, aponte para as palavras e imagens sempre que cruza com elas – painéis, posters, sinais — e pronuncie os seus nomes.

Não precisa de estar sempre a conversar, tenha apenas a consciência de que o bebé absorve tudo no que diz respeito à linguagem. Por isso, deve conversar com ele tal como o faria com qualquer outra pessoa. Tente reduzir a “conversa de bebé” para que a criança ouça o máximo possível de palavras reais durante o dia.

É mesmo verdade!
Em média, os bebés pronunciam a primeira verdadeira palavra por volta do primeiro aniversário. No entanto, esta poderá sair logo aos 8 meses, ou só aos 18 meses de idade.

Actividade da semana
Dê ao bebé dois objectos resistentes que possa entrechocar, verá que se divertirá imenso

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.