As férias da Páscoa estão aí e, se ainda não decidiu o que fazer com os seus filhos durante estas duas semanas, siga as nossas sugestões e inscreva-os em ateliês, semanas de férias e programas de ocupação de tempo livre, onde poderão viver dias intensos e descobrir novas facetas da sua personalidade. Das artes ao desporto, passando pelos animais e terminando nas viagens, tem muito por onde escolher. Estes são alguns dos locais que habitualmente promovem este tipo de atividades:

- Artes nas férias da Páscoa

No Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, os mais pequenos podem descobrir as histórias que as suas grossas paredes escondem, percorrendo todo o edifício. Além disso, nas atividades que este espaço promove nestas e noutras alturas, vão perceber porque foi construído nesta zona da cidade e como esta era antes da sua construção. No final, ainda vão poder imaginar o que vai acontecer no CCB nos próximos vinte anos. Para mais informações, clique aqui.

- Atelier das artes

A vida e a obra de alguns nomes das artes são o mote para explorar conceitos ligados às artes plásticas. Cada criança é incentivada a ser espontânea e vai elaborar um diário gráfico. Esta iniciativa destina-se a crianças entre os 5 aos 12 anos e decorre na Escola de Belas Artes da Galeria Pedro Serrenho, em Lisboa. Os preços variam conforme a opção escolhida, uma vez que existem habitualmente programas de um dia, uma manhã ou tarde, uma semana (dia inteiro) e uma semana (meio dia). Para mais informações, clique aqui.

Programas de descoberta

Oficinas de arte, debates filosóficos, sessões de cinema e visitas guiadas são algumas das atividades programadas para as duas semanas de férias. O objetivo é abrir novas perspetivas sobre o mundo que rodeia as crianças, bem como a criatividade. O Centro Cultural Vila Flor, localizado na Avenida D. Afonso Henriques, em Guimarães, promove regularmente programas infantis indicados para crianças entre os 6 e os 10 anos. Para mais informações, clique aqui.

Páscoa em Serralves

O Serviço Educativo da Fundação de Serralves, no Porto, organiza habitualmente, nesta altura, várias oficinas relacionadas com a natureza e também com a arte, tendo sempre como objetivo estimular a criatividade e a expressividade das crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos. Uma oportunidade única para passar algumas horas num dos mais emblemáticos espaços da Cidade Invicta. Para mais informações, clique aqui.

No Zoo de Lisboa

Durante o período pascal, as crianças entre os 6 e os 16 anos podem interagir com tratadores, treinadores e outros técnicos do Zoo de Lisboa, o que lhes permite conhecer melhor as várias espécies ali existentes e os seus hábitos. O programa de atividades levado a cabo inclui vários jogos de pistas e de exploração, caça a tesouro e peddy-papers. Para mais informações, clique aqui.

Férias debaixo de água

«A brincar também se aprende», que já foi um dos motes para as férias no Oceanário de Lisboa, é a filosofia de um divertido programa de atividades onde as crianças e jovens desenvolvem atividades de investigação e brincam a viajar, explorar, criar, cozinhar e brincar ao faz de conta. Os preços variam em função dos pacotes contratados. Para mais informações, clique aqui.

Veja na página seguinte: Outros programas indicados para ocupar os mais pequenos

Do ovo e semente até à flor e gente

O ciclo de vida dos animais e plantas está habitualmente em destaque nos ateliês do Fluviário de Mora, localizado no Parque Ecológico do Garneiro, no Cabeção. Mas as crianças vão também poder acompanhar a alimentação dos peixes para uma maior interação com os animais e os tratadores. Para mais informações, clique aqui.

- Campo de férias

O surf é a atividade principal de um animado campo de férias, onde também estão incluídas outras atividades, tais como skate, patins, cama elástica, voleibol de praia, caiaque, passeios de bicicleta, jogos de praia e aventuras no parque. Tudo isto ocorre na Onda Pura, na Avenida General Norton de Matos, na Praia do Passeio Atlântico em Matosinhos. Para mais informações, clique aqui.

Respirar surf

A Carcavelos Surf School, em Carcavelos, proporciona duas semanas de aulas de surf, que serão combinadas com outras atividades desportivas de praia, bem como futebol e voleibol, para crianças entre os 6 e os 16 anos. Os preços são variáveis. Para mais informações, clique aqui.

Viagem pelo oriente

Uma viagem pelo país do sol nascente, entre papéis multicolores e tecidos, é apenas uma das propostas do Museu do Oriente, em Lisboa, para as férias da Páscoa. A outra é uma viagem pela Índia, que dá a conhecer os diferentes costumes e tradições daquele país. Mas existem histórias e tradições de outras paragens que os mais novos também vão (re)descobrir. Para mais informações, clique aqui.

Teatro e simulações

A representação como ferramenta de aprendizagem do inglês é a proposta desta escola de línguas Learning Gate, na Rua Maria Augusta Botelho, 4B, em Mafra. Nos ateliês que desenvolve, as crianças entre os 6 e os 14 anos vão trabalhar no diálogo, pronúncia e entoação, de modo a aperfeiçoar a oralidade. Para mais informações, clique aqui.

Texto: Rita Caetano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.