Toca a Mexer!

É importante para as crianças terem um sítio onde possam descarregar energias e conhecer outras crianças. É fundamental também que sejam ativas e tenham passatempos saudáveis. Desta forma, e celebrando também o dia mundial da dança, a Strazzera sugere-lhe algumas modalidades e locais onde pode encontrar atividades para os mais novos, totalmente ajustadas às suas necessidades e apropriadas às mais diversas idades.

4 meses – 3 anos

É verdade, já existem aulas de ginásio para bebés a partir dos 4 meses. Esta é uma das sugestões do Little Gym que promove aulas de desenvolvimento para pais e filhos. Uma vez por semana os pais levam os seus rebentos ao ginásio onde podem desenvolver as capacidades cognitivas e motoras dos seus bebés, através de uma série de exercícios sempre acompanhados por um profissional. As atividades baseiam-se principalmente na interação com a música que estimula a noção de ritmo, coordenação, linguagem e conceitos numéricos. À medida que o bebé vai crescendo vão sendo introduzidas atividades mais complexas nas quais as crianças começam a trabalhar com o material didático e de ginástica de forma a desenvolverem competências na área motora e na área da resolução de problemas assim como da interação social.

Outra atividade que também é de aproveitar para crianças até aos 3 anos é a Adaptação ao Meio Aquático. Estas aulas têm como objetivo preparar as crianças para alcançarem alguma independência na água sem a presença dos pais. Para mais informações consulte a Piscina dos Bebés Piscina dos Bebés

Saiba mais na página seguinte

3 – 6 anos

A partir dos 3 anos, existem muito mais atividades onde os seus filhos podem desenvolver as mais variadas capacidades. Uma dessas atividades é a dança. Na Associação para a Arte e Movimento , no Porto, existem várias atividades de dança para os mais pequenos. Desde o ballet e dança clássica passando pelo jazz, hip-hop ou ritmos latinos, as escolhas são muitas e adaptadas à idade.

A iniciação a qualquer desporto é também essencial nesta faixa etária. Sugerimos a ginástica por ser um desporto que estimula o desenvolvimento motor e da coordenação de uma forma global. No Lisboa Ginásio Clube existem aulas de ginástica infantil para crianças a partir dos 3 anos.

O futebol é também um desporto que pode ser incentivado a partir desta idade. É um desporto que desenvolve capacidades sociais, muito importantes para crianças nesta faixa etária. A escola de futebol Mr. Foot tem aulas de iniciação ao futebol num excelente campo de relva sintética.

Saiba mais na página seguinte

6-12 anos

No Le PetitGym há modalidades para todos os gostos e idades. Para a faixa etária dos 6 aos 12 anos é possível frequentar modalidades de dança como hip-hop ou ballet mas também artes marciais como o Kenpo e o Karate, indicadas para trabalhar a coordenação motora, a disciplina e o controlo.

A partir dos 6 anos sugerimos também aulas de yoga infantil. O Centro de Yoga de Benfica promove aulas de yoga para crianças. Estas aulas têm como objetivo promover o bem-estar da criança através de uma série de exercícios de alongamentos e respiração, assim como exercícios de canto e representação de personagens míticas do Yoga. O Yoga combate o stresse, estimula a criatividade e trabalha a coordenação motora.

Outra atividade que é possível iniciar nesta faixa etária e que deve ser promovida tendo em conta o desenvolvimento das capacidades sociais e motoras é o voleibol. A Federação Portuguesa de Voleibol promove uma iniciativa denominada Gira-Volei que tem como objetivo iniciar os mais pequenos no voleibol através de treinos mais dinâmicos e encontros regionais e nacionais entre crianças da mesma idade. No site do Gira-Volei é possível encontrar a localização dos vários clubes que existem em todo o país.

Saiba mais na página seguinte

8-16 anos

Para crianças mais velhas, sugerimos o Shokk há modalidades para todos os gostos e idades. O Shokk é um ginásio dentro do grupo Holmes Place que está vocacionada para o fitness para crianças e jovens. O Shokk é um espaço de diversão e treino que está empenhado em garantir uma qualidade de vida mais saudável às crianças e aos jovens. No Shokk, os equipamentos foram desenhados especialmente para esta faixa etária. Neste ginásio, os jovens têm a possibilidade de fazerem desporto acompanhados por amigos e outros jovens da sua idade, numa parte do ginásio que lhes é especialmente dedicada.

Outra opção a ter em conta nesta idade é o ténis que é um desporto que promove o bem-estar e desenvolve competências motoras e cardio-vasculares. A Escola de Ténis Jaime Caldeira oferece aulas para vários níveis.

O rugby é também outra das opções para adolescentes desta faixa etária. É um desporto de equipa que desenvolve bastantes capacidades não só a nível social mas também a nível físico pois é um desporto muito exigente. Na Escola de Rugby do Porto existem aulas para crianças a partir dos 8 anos.

Se gostou deste artigo veja também:

A galeria Restaurantes para famílias

A galeriaIdeias para fazer em família

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.