De quem é a culpa? Inconscientes do peso que criam, os pais tendem a dar exageradas responsabilidades aos seus filhos. Invariavelmente ouvimos dizer, “toma conta do teu irmão porque és o mais velho”. Será que ser o mais velho chega para tomar conta de outro? Não chega efectivamente, normalmente a diferença de idade entre os filhos é pequena e o mais velho não tem maturidade para assumir tamanha responsabilidade.
Quando falamos em assumir, é uma questão retórica, até porque ninguém lhe perguntou se ele queria tomar conta do irmão, e mesmo que tivessem perguntado, como podemos delegar este tipo de responsabilidade numa criança a quem não reconhecemos sequer maturidade para escolher os ingredientes da sopa? Devemos delegar nos nossos filhos, mas apenas tarefas seguras para todos, ou pelo menos de risco reduzido e controlado.
A partilha da responsabilidade é fundamental numa família mas é importante que os pais percebam que a responsabilidade primeira é sua, e se delegarem mal ou exigirem demasiado, o erro de avaliação também e seu. Para potenciar o desenvolvimento das nossas crianças devemos leva-los a sentir alguma responsabilidade e que terá de se iniciar com questões simples como manter os livros arrumados ou garantir que não existem espalhados pelo chão objectos que provoquem quedas ou se possam partir. Quando estas responsabilidades estiverem adquiridas, podemos passar para a alimentação de animais, só depois, muito depois, poderá ser delegada a responsabilidade de tomar conta de outra criança.
A Equipa Let’s Grow.

Morada:
Av. António Augusto de Aguiar, 38 R/c Esq.
1050-016 Lisboa
Telefones: 93 933 55 88 / 91 659 88 38
email: info@letsgrow.pt
www.letsgrow.pt
http://consultoriodeeducacao.blogs.sapo.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.