O Red Paper Plane autointitula-se como um jogo educacional que se divide em missões, que potenciam a criatividade da criança com a ajuda dos pais.

"Nós acreditamos no potencial incrível das crianças entre os 3 e os 6 anos. Por isso, as nossas missões são desafios de design para toda a família, baseada num processo criativo em que são precisos apenas 20 minutos por dia", pode ler-se no site.

Pesquisas científicas revelam que a melhor idade de aprendizagem é entre os 0 e os 6 anos.

No Red Paper Plane existem várias missões: "Médico de Família" onde o desafio é escrever uma prescrição com recomendações de saúde para toda a família; "Planear o aniversário", onde toda a família tem como missão planear e organizar uma festa de anos; "Metereologista", onde a ideia é fazer a previsão do tempo e escolher o que vestir quando sairem à rua; entre outras missões que estimulam não só a criatividade das crianças, como envolve todos os elementos da família.

Basta fazer download da missão escolhida e em cada uma explica-se qual o desafio, as habilidades que se pretendem destacar, um plano da missão e o material necessário para a realizar.

O projeto é da autoria de dois pais da Bulgária que achavam que existiam muito poucos jogos, brinquedos e/ou atividades para crianças que estimulassem a co-criação e solução criativa dos problemas que aliam as habilidades de aprender com o potencial do cérebro nessas idades.

"O nosso objetivo é envolvê-los de forma divertida, desafiadora e com significado, e ensiná-los como se devem preocupar com eles mesmos e o mundo em seu redor. Porque, mais tarde, é desta forma que artistas, designers, arquitetos, engenheiros, professores e empreendedores vivem, trabalham e resolvem problemas de maneiras diferentes e estimulantes", explicam os criadores do projeto.

O Red Paper Plane é inspirado no método de Maria Montessori e na própria adaptação dos criadores ao design thinking. Este último é um método de solução de problemas usado por empresas líderes nos seus segmentos, organizações e escolas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.