A diversificação alimentar é um passo muito importante e muitas vezes muito difícil, tanto para os pais como para o bebé. Muitas das vezes esta fase nova transforma-se numa fase de frustração, uma vez que a criança poderá rejeitar o alimento, seja por não o apreciar ou por nunca ter experimentado outros sabores e texturas e estranhá-las, ou simplesmente por birra.

Assim surge a necessidade de algumas dicas e técnicas para introduzir novos alimentos a bebés, normalmente a partir dos 6 meses.

Como introduzir novos alimentos?

A inclusão de novos alimentos deve ser gradual, tranquila e sem pressas para que o bebé se adapte a novas texturas, novos sabores e os pais poderem identificar alguma intolerância ou reação alérgica, ou para perceberem os gostos do filho.

Cada alimento novo deve ser oferecido por 3 a 5 dias, juntamente com alimentos conhecidos pelo bebé e, no final desse tempo voltar a introduzir um outro novo alimento, de forma a identificar a qualquer momento, qualquer reação adversa ao alimento, além de que facilita a educação do paladar do bebé.

Estudos científicos têm comprovado que factores nutricionais e metabólicos em fases iniciais do desenvolvimento humano têm efeito a longo prazo para toda a vida adulta. Ou seja, os primeiros anos de alimentação são essenciais para determinar como será a sua saúde na vida adulta.

Técnicas para facilitar esta introdução:

- Não forçar

Não deve obrigar o seu bebé a comer a quantidade que preparou para ele comer. Além da capacidade gástrica dos bebés ser pequena (após os 6 meses ronda os 20 a 30mL/Kg de peso), forçar o bebé a comer pode fazer com que ele cada vez aceite menos as refeições.

Caso o bebé recuse um alimento, deve oferecer esse mesmo alimento, novamente, noutras ocasiões. É normal que o bebé necessite de várias exposições ao alimento até o aceitar. Mas deixe que ele se esqueça primeiro e só volte a oferecer depois disso.

Veja ainda: Papas caseiras para bebés

Que outras técnicas pode utilizar:

- Perceber que tipo de sabores e texturas o bebé prefere

Deve detetar quais os sabores e texturas que o bebé mais gosta e misturar com um novo alimento ou oferecer alimentos mais próximos do gosto do bebé. Preocupe-se com o sabor da refeição, não adicione ingredientes só porque tem vitaminas e sais minerais essenciais se, o sabor nem para si é agradável.

- Oferecer alimentos que o bebé possa comer com as mãos

Além de incentivar o apetite, ajudá-lo-à a no seu desenvolvimento.

- Comer o mesmo que o seu bebé

Assim ele entende que é um ato normal e que se a mãe e o pai gostam é porque vale a pena comer. Além disso os bebés imitam o que vêem por isso se comerem ao mesmo tempo é uma mais valia.

- Ter uma rotina

Para o bebé começar a compreender o seu metabolismo, quando tem fome e o que é estar saciado.

- Não usar sal nem açúcar nem demasiados condimentos

Um bebé não conhece esse sabor por isso não sente essa necessidade. Pode dar algum sabor aos alimentos através de algumas ervas e condimentos, mas não deve abusar.

Saiba mais: Tire todas as suas dúvidas sobre a extração de leite materno

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.