Os bebés são seres sociais, motivados para comunicar e para interagir. Ainda que nos primeiros tempos, a sua comunicação esteja confinada ao choro e aos primeiros barulhos, à medida que vão crescendo e ainda na primeira infância o bebé, desenvolve naturalmente gestos para se fazer entender, estendendo os bracinhos quando quer ser pegado ao colo, ou acenando nas despedidas. A língua gestual para bebés pode ser definida como um conjunto de gestos – movimentos e posições manuais específicas que são utilizadas pelos pais, familiares e educadores para comunicar com bebés e crianças pequeninas.

O momento certo e a escolha dos primeiros gestos, são geralmente as duas grandes questões, que se colocam às famílias que gostariam de introduzir a língua gestual para bebés, na comunicação com os seus pequeninos. O movimento, em particular o movimento das mãos e do rosto, prende desde bem cedo a atenção dos bebés e dos mais pequeninos, o que permite que se utilizem gestos para comunicar em fases muito precoces.

Ao introduzir os gestos desde os primeiros meses estamos a incluí-los no nosso dia-a-dia de uma forma natural e a promover a prática desta forma de comunicação. Mesmo em fases muito precoces – e da mesma forma que os bebés adoram os sons que aos poucos se vão tornando familiares e reconfortantes (como por exemplo a voz da mãe) – o movimento rapidamente lhes prende a atenção, em particular o movimento das mãos.

Ainda assim é preciso ter consciência de que o bebé não realizará qualquer gesto durante algum tempo, o que pode ser altamente frustrante e pouco motivador. Pelo contrário, em fases mais avançadas (por exemplo, a partir de um ano de idade) a introdução dos gestos coincide muitas vezes com o momento em que o bebé começa a dizer as suas primeiras palavras, o que retira alguma função ao gesto.
Cada criança é única e aprende ao seu próprio ritmo, assim como cada família tem características e interesses que a tornam igualmente única. Cabe por isso a cada família encontrar o melhor momento, o seu momento, que respeite os seus ritmos, permitindo desta forma tirar o melhor partido dos gestos, para brincar, interagir e comunicar com os seus pequeninos. Por isso, não existe um momento correto ou ideal para começar, embora o mais frequente, seja essa introdução ocorrer por volta dos 6 meses.

A escolha dos primeiros gestos, que representa uma outra questão frequente das famílias, está normalmente relacionada às rotinas do dia-a-dia, às pessoas que fazem parte da envolvente do bebé, aos seus interesses -brinquedos, animais, livros…- às emoções, à segurança e bem-estar, bem como às palavras que expressam os nossos elogios às suas pequenas conquistas.

Benefícios

Para além de ser muito divertido, a investigação internacional ao longo dos últimos 20 anos tem evidenciado vários benefícios associados a esta forma de comunicar:

Promove o desenvolvimento da linguagem;
Aumenta a concentração e a memória;
Fortalece o vínculo parental
Promove a emergência da fala;
Estimula o desenvolvimento intlectual
Entre no mundo mágico dos gestos e aproveite estes momentos únicos com o seu bebé.

Quando utiliza gestos na comunicação com o seu bebé é muito importante que tenha presente, os seguintes pontos:

1-    O gesto é um estímulo visual; por isso devemos assegurar-nos de que temos a atenção do bebé e de que ele está a olhar para nós.
2-    Escolha não mais do que cinco gestos para começar.
3-    É fundamental dizer a palavra e fazer o gesto correspondente em simultâneo, repetindo várias vezes o conjunto gesto/ palavra. A repetição, é uma das palavras-chave de todo este processo de aprendizagem.
4-    Sempre que possível devemos mostrar ao bebé o objeto relativo ao gesto e à palavra que estamos a produzir. Uma das grandes conquistas dos bebés para comunicarem é a perceção de que os objetos têm um nome, que são representados pela palavra falada e pelo gesto que lhe associamos.
5-    Para além de incluirmos os gestos selecionados nas rotinas do dia-a-dia, é importante aproveitar diferentes contextos ou oportunidades para incluirmos os gestos. Por exemplo, pode usar esses gestos nas brincadeiras, através dos livros de imagens, das histórias e músicas que encantam os nossos pequeninos.
6-    Podemos mostrar e ajudar o bebé a realizar o gesto. No entanto, é preciso aguardar com tranquilidade o momento em que surgirão as suas primeiras produções. Quando o bebé realiza os seus primeiros gestos, podemos ir acrescentando mais gestos/palavras: por exemplo, o seu brinquedo favorito, um animal de estimação, uma fruta preferida ou palavras que expressem uma emoção.
7-     Apesar de só se associar um gesto a uma palavra de cada frase, é importante dizer a frase e não a palavra isolada, por exemplo: “Que boa banana! Humm! Humm!”

Lembre-se que há vários vídeos no Youtube para aprender um pouco mais... O importante mesmo é não desistir!