Geralmente, ficam mais felizes se consumirem pequenas quantidades de comida ao longo do dia em vez de quatro refeições pesadas.

Pode definir a horas das pequenas refeições na rotina diária do bebé de modo a que não entrem em conflito com as refeições. (Vantagem adicional: afirmam os especialistas que incluir as pequenas refeições no programa poderá mesmo prevenir a alimentação em excesso e a obesidade no futuro.) Um bom programa inclui duas pequenas refeições por dia, uma entre o pequeno-almoço e o almoço e outra entre o almoço e o jantar. Alguns pais também servem uma refeição antes de deitar.

Os alimentos que o bebé consegue comer à mão, que provavelmente já fazem parte da dieta do bebé, constituem uma pequena refeição ideal. Se ainda não tiver começado a comer este tipo de alimento, estará preparado assim que conseguir utilizar o polegar e os dedos para apanhar pedaços de comida. Introduza novos sabores e texturas como, por exemplo, pequenos pedaços de fruta madura e descascada (evitar citrinos, que têm mais probabilidades de causar irritações na pele e, possivelmente, reacções alérgicas), vegetais ligeiramente cozidos, cereais circulares com baixo teor de açúcares ou massa em espiral bem cozida.
Basicamente, qualquer comida que o bebé coma às refeições (incluindo restos) constitui uma excelente refeição leve. Se incluir sumos nestes pequenos petiscos, evite os citrinos. Seleccione alternativas saudáveis e adaptadas à idade em detrimento da comida “de plástico” e dos alimentos ricos em calorias.

Embora a ideia seja apenas um pequeno petisco, o bebé deve comer numa cadeira alta ou de forma segura ao colo – em particular se a refeição incluir comida que o bebé pode comer com as mãos — a fim de evitar que se engasgue. Quando introduzir novos alimentos, espere no mínimo três dias antes de introduzir o seguinte, para que possa identificar eventuais alergias que o bebé possa ter.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 8 meses, Terceira semana
O meu bebé chucha no dedo constantemente. Não há problema?
O que é melhor - a chupeta ou o chuchar no dedo?
O desmame do leite materno
Técnicas de descontracção para os pais
O que posso fazer se a privação de sono estiver a afectar a nossa relação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.