• SAPO Lifestyle SAPO Lifestyle Início
  • Moda e Beleza
    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde
    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família
    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida
    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores
    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama
    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral
    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer
    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  • Mais Menu
    Menu
    • Moda e Beleza
      • Atualidade
      • Dicas e Tendências
      • Beleza e Estética
      • Para Ele
      • Especiais
    • Saúde
      • Atualidade
      • Peso e Nutrição
      • Fitness e Bem-Estar
      • Saúde e Medicina
      • Sexo
      • Especiais
    • Família
      • Atualidade
      • Gravidez
      • Bebé
      • Criança
      • Pais e filhos
      • Relações
      • Especiais
    • Vida
      • Atualidade
      • Comportamento
      • Dinheiro e Carreira
      • Ecologia
      • Especiais
    • Sabores
      • Receitas
      • Atualidade
      • Chefes e Restaurantes
      • Dicas
      • Especiais
    • Fama
      • Atualidade
      • Estilos
      • Especiais
    • Astral
      • Previsões
      • Astrologia
      • Signos
      • Práticas
      • Terapias
      • Espiritualidade
    • Casa e Lazer
      • Atualidade
      • Decoração e Jardins
      • Viagens
      • Passatempos
      • Especiais
    Tópicos
    • Entrevistas
    • Cartoon
    • Passatempos
    • Semana em beleza
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Entrevistas
  • Cartoon
  • Passatempos
  • Semana em beleza
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

'2001: Odisseia no Espaço'. Filme que previu o futuro há mais de 50 anos

Notícias ao Minuto
2 abr 2022 08:52
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Tom Cruise faz raros comentários sobre a 'ex' Nicole Kidman (e elogia)
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 11 mai 2025 21:18

    Tom Cruise faz raros comentários sobre a 'ex' Nicole Kidman (e elogia)

  • Morreu Shelley Duvall, atriz de 'The Shining'. Tinha 75 anos
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 11 jul 2024 16:34

    Morreu Shelley Duvall, atriz de 'The Shining'. Tinha 75 anos

Este artigo tem mais de 3 anos
O clássico sucesso de Stanley Kubrick estreou a 2 de abril de 1968.
  • Clique na galeria e descubra alguns factos incríveis sobre o icónico '2001: Odisseia no Espaço'.
  • Segundo o Mental Floss, uma das grandes fontes de inspiração para Kubrick foi o filme de animação 'Universe'. A trama de 1960 mostrava uma visão de como poderia ser uma viagem pela Via Láctea.
  • Apesar de se tratar de um filme de ficção científica, Kubrick queria que fosse o mais fiel possível à realidade. Para isso, contou com a ajuda de especialistas da NASA. Talvez por isso ele tenha conseguido ser tão certeiro nas suas previsões tecnológicas.
  • Na altura em que o filme estreou no grande ecrã, a Inteligência Artificial estava longe de ser uma realidade. Na verdade, era algo que só poderia ser visto em filmes de ficção científica. No entanto, a visão de Clarke sobre a tecnologia do futuro veio a provar estar extremamente próxima da realidade.
  • Curiosamente, no filme realizado por Kubrick, o realizador dá a sua visão de como poderia ser uma aterragem na Lua. Na trama, o veículo utilizado é uma nave em forma de bola. Na realidade, um ano depois da estreia, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram mesmo a superfície lunar, na missão da Apollo 11.
  • Durante o filme é possível ver uma cena onde a personagem de Haywood Floyd, interpretada por William Sylvester, fala com a filha através de uma videochamada. A AT&T já tinha criado um aparelho que fazia videochamadas. Intitulava-se Picturephone, no entanto, o aparelho que surgiu na película realizada por Kubrick era muito mais elegante e moderno.
  • Os robots têm desempenhado um importante papel da produção em massa. No filme, é possível ver isso quando robots ajudam a tripulação em pleno espaço. No entanto, a NASA recorreu pela primeira vez a um robot no espaço somente em 1981, na Missão Espacial STS-2, quando foi usado um braço robótico para o descarregamento da carga da aeronave em pleno espaço, tal como refere a própria NASA. A imagem mostra um braço robótico, mas é pertencente ao Space Shuttle Discovery, de 1994.
  • É algo que surge por diversas vezes em filmes de ficção científica e que não ficou de fora de ‘2001: Odisseia no Espaço’. É certo que tal tecnologia ainda tem sido alvo de estudos, no entanto, segundo a Newsweek, o governo dos Estados Unidos tem estudado a possibilidade de poder vir a usar essa tecnologia em soldados norte-americanos.
  • O filme mostra uma tecnologia que precisou de muitos anos até poder tornar-se uma realidade. São os computadores ou outros aparelhos eletrónicos controlados por voz ou com a capacidade de reconhecer vozes. Na atualidade existem alguns programas que permitem essa tecnologia, como é o caso da popular Siri.
  • Uma das naves espaciais presentes no filme tem um formato futurista e é muitas vezes comparada ao avião Concorde, que surgiu em 1969, no ano seguinte à estreia do filme.
  • Numa das cenas do filme, é possível ver Keir Dullea, que interpreta o papel de Dave Bowman, a assistir à transmissão de um noticiário da BBC num pequeno objeto, portátil e com um ecrã fino. Muitos dizem que foi uma previsão da criação do iPad.
  • De acordo com o flickfeast.co.uk, quando o filme estreou, em 1968, os aviões tinham o cockpit tradicional, com mostradores e indicadores analógicos. Foi só por volta da década de 1970 que os aviões comerciais começaram a usar o 'glass cockpit' com ecrãs em LCD e vários aparelhos eletrónicos. Kubrick mostrou aeronaves assim no filme.
  • Nos dias de hoje pode parecer algo banal ter ecrãs de televisão colocados nas costas de bancos de aviões. Tal tecnologia surgiu somente por volta do final da década de 1980, cerca de 20 anos depois de Kubrick mostrar um vislumbre sobre a mesma na icónica trama.
  • Antes do lançamento de qualquer espécie de estação espacial, Kubrick mostra a sua visão de como seria o design da mesma. A primeira estação espacial a ser lançada foi a Salyut, em 1971 e tinha um design muito menos futurista do que aquele imaginado pelo realizador. Na imagem, a estação espacial russa, Mir.
Clique e fique também a saber algumas curiosidades sobre o icónico filme!
  • De acordo com a SYFY Wire, o ator Keir Dullea, que veste a pele do protagonista do filme, David Bowman, não precisou de qualquer audição para conseguir o papel.
  • Um dos maiores problemas para o realizador, Stanley Kubrick, era conseguir passar para a frente da câmara muitas das visões que existiam no argumento sobre como poderia ser um encontro entre humanos e extraterrestres. O realizador optou por pedir ajuda a Carl Sagan, escritor e astrofísico, refere o Mental Floss.
  • De acordo com o Mental Floss, Kubrick temia que a existência de vida extraterrestre viesse a ficar provada pouco tempo antes da estreia do filme. De forma a garantir que, caso isso acontecesse, o seu filme não se tornaria obsoleto, Kubrick tentou fazer um seguro que o protegesse contra as perdas financeiras que sofreria caso a existência de vida extraterrestre fosse provada. No entanto, a seguradora negou o pedido, alegando que a probabilidade de se se descobrir vida extraterrestre nos anos 60 era mínima.
  • Segundo o blog 2001Italia, dedicado exclusivamente ao filme, durante o período de produção, Kubrick e Clarke referiam-se ao mesmo com outros títulos. 'How the Solar System Was Won' foi um desses títulos.
  • O popular robot que surge no filme, o HAL 9000, que quase elimina toda a tripulação da Discovery One, tem a voz de um canadiano. Foi o ator Douglas Rain quem emprestou a voz ao temível e, curiosamente, calmo HAL 9000.
  • Após a estreia, o filme foi alvo de várias críticas menos positivas. No entanto, começou a fazer um grande sucesso junto do público mais jovem. Segundo a Vanity Fair, Kubrick chegou mesmo a revelar que a cidade de Nova Iorque tinha sido aquela que recebeu o filme de pior forma.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Tom Cruise faz raros comentários sobre a 'ex' Nicole Kidman (e elogia)
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 11 mai 2025 21:18

    Tom Cruise faz raros comentários sobre a 'ex' Nicole Kidman (e elogia)

  • Morreu Shelley Duvall, atriz de 'The Shining'. Tinha 75 anos
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 11 jul 2024 16:34

    Morreu Shelley Duvall, atriz de 'The Shining'. Tinha 75 anos

Em destaque

  • Vicentino Wines: nada contra a robustez, mas este Alentejo prefere a brisa
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 17 mai 2025 15:12

    Vicentino Wines: nada contra a robustez, mas este Alentejo prefere a brisa

    por Daniela Costa
  • Há quanto tempo não testa a sua cultura geral? Espreite este quiz
    J.M.A · Atualidade · 17 mai 2025 14:02

    Há quanto tempo não testa a sua cultura geral? Espreite este quiz

  • Storytelling, uma exposição gratuita em Lisboa que reúne imagens de Cindy Crawford e muita vida selvagem
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 16 mai 2025 12:03

    Storytelling, uma exposição gratuita em Lisboa que reúne imagens de Cindy Crawford e muita vida selvagem

  • Há vida nos pratos de camarão para lá do alhinho. Eis 5 receitas incríveis
    J.M.A · Dicas · 17 mai 2025 11:47

    Há vida nos pratos de camarão para lá do alhinho. Eis 5 receitas incríveis

Últimas

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 17 mai 2025 22:00

    A decisão de Justin Bieber para não perder fortuna de milhões

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 17 mai 2025 21:00

    Um verdadeiro galã! Pedro Pascal rouba atenções em Cannes

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 17 mai 2025 20:00

    O hábito peculiar de Cláudio Ramos: "A maioria acha que se perde tempo"

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 17 mai 2025 19:02

    Bruno de Carvalho orgulhoso de conquista da filha: "Tens garra"

  • J.M.A · Dicas · 17 mai 2025 18:30

    Como resistir a uma bela omelete? 6 receitas que vão enriquecer a sua mesa

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 17 mai 2025 18:01

    Carlos III cometeu erros... e pediu a William para que não os repetisse

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Moda e Beleza

    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde

    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família

    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida

    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores

    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama

    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral

    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer

    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  •  
    • Instagram
    • Facebook
    • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay