O vestido "vintage" de Valentino que Julia Roberts envergou na festa dos Oscars de 2001 continua na memória do famoso costureiro italiano. Em vésperas de se retirar dos palcos, com um grande desfile de despedida na próxima semana, em Paris, o estilista elege aquele momento como um dos mais especiais (e rentáveis!) de toda a sua carreira de 45 anos.

Segundo Valentino, o elegante vestido negro e branco que Julia Roberts estreou quando subiu ao palco para receber o Oscar valeu-lhe, pelo menos, 30 milhões de euros em publicidade mediática.

É por essas e por outras que os grandes desenhadores internacionais vivem dias de frenesim, mais uma vez este ano, a poucas semanas de nova gala dos Oscars de Hollywood. Eles sabem de ciência certa que o impacto planetário da imagem de uma estrela no tapete vermelho vale muito mais do que qualquer campanha publicitária.

Que o diga, por exemplo, o costureiro libanês Elie Saab, que vestiu Halle Berry para os Oscars de 2002. O vestido, de tafetá cor de vinho, não agradou a muita gente, mas o tesoureiro da firma ficou radiante: as vendas aumentaram 30 por cento. Em 1998, Cameron Diaz encheu os cofres de Stella McCartney e, no ano seguinte, Cate Blanchett fez a felicidade de Galliano. No ano passado, finalmente, Penélope Cruz fez a melhor publicidade para a casa Versace.

Veremos quem mais brilhará nos Oscars 2008, em 24 de Fevereiro.