Em 30 anos, muita coisa muda e as pessoas não são exceção. Tony Carreira é um bom exemplo. Em 1988, o cantor tentou a sorte para representar Portugal no Festival da Canção da Eurovisão, mas não foi por esse nome que o chamaram ao palco. Nesse ano, ao contrário do que era hábito, a televisão pública não realizou o Festival RTP da Canção, substituindo-o por um concurso a que deu o nome de Prémio Nacional da Música.

Foram oito os concorrentes. Dora, Nucha e o Tó Leal eram, na altura, os mais mediáticos mas, 30 anos depois, o mais famoso é António Antunes, o primeiro nome artístico do homem que hoje todos conhecem como... Tony Carreira! Com uma imagem muito diferente da que tem hoje e com uma postura em palco mais exuberante do que a habitual, como se pode ver neste vídeo, o cantor interpretou "Uma noite a teu lado".

Tony Carreira modelo por um dia
Tony Carreira modelo por um dia
Ver artigo

Ficou em penúltimo lugar. Dora, com "Déjà vu", foi a vencedora. No entanto, após um processo de seleção interna, ficaria definido que seria "Voltarei", da autoria de José Niza e José Calvário, a representar Portugal em Dublin, na Irlanda, no ano em que a cantora canadiana Celine Dion, em representação da Suíça, levaria para casa o primeiro lugar. O primeiro sucesso chegaria apenas em 1993, com "A primeira guitarra". "Ai destino", gravada em 1995, catapultou-o, no entanto, para a fama maior.

A partir daí, não mais parou de somar êxitos. Em setembro do ano passado, a Companhia Nacional da Música (CNM) acusou-o de plágio. O processo está a ser julgado. Na passada quinta-feira, dia 22, Tony Carreira deveria ter sido ouvido na condição de arguido, mas a audiência foi desmarcada na sequência de um requerimento apresentado pela defesa do cantor, alegando "falta de legitimidade" por parte da acusação.

Tony Carreira tentou a sorte para ir à Eurovisão há 30 anos mas não foi por esse nome que o chamaram ao palco

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.