A actriz Beatriz Costa esteve anos a viver no hotel Tivoli até a sua morte, em 1996. Neil Armstrong, Dalai Lama, Fidel Castro, Madalena Iglésias e António Champalimaud também já fizeram desta cadeia de hotéis o seu lar.
Essas e muitas outras histórias foram apresentadas em livro, ontem à noite, no Tivoli Lisboa, para comemorar os 75 anos de existência da conceituada rede hoteleira.
O historiador Carlos Alberto Damas passou a pente fino todos os episódios que decorreram no mítico hotel da Avenida da Liberdade, para reuni-los na obra "Hotel Tivoli Lisboa (1933-2008) ".
Em 1926, Joaquim Machaz e José Francisco Cardoso abriram uma pensão junto ao Cinema Tivoli, onde foram buscar o nome. Sete anos mais tarde, os dois empresários transferiram-se para o quarteirão em frente, alugaram um palacete e converteram-no em hotel.
Carlos Alberto Damas recorreu a várias fontes documentais, incluindo testemunhos orais de antigos funcionários, para conseguir recriar a história do Tivoli.
Actualmente, a rede Tivoli conta com 11 empreendimentos em Portugal e dois no Brasil. Em 1991, foi adquirida pelo Grupo Espírito Santo.
Veja como foi a festa de lançamento do livro ""Hotel Tivoli Lisboa (1933-2008) ".
Comentários