Como se sente aos seis meses de gravidez?

Andreia Dinis - Está tudo a correr bem. A barriga não pára de crescer e já não tenho enjoos. Passo muito mal com o calor... aquelas coisas dos afrontamentos, faltas de ar, quebras de tensão, próprias desta fase, deixam-me um pouco indisposta. Mas tenho que aguentar.Daniel, como está a futura mamã?

Daniel Teixeira - Ela está um bocadinho nervosa (risos). Fisicamente, está óptima. É a grávida mais linda do mundo. Farto-me de lhe dizer isso! Para mim, está muito mais bonita.

Andreia Dinis - Ai, é tão bom ouvir isto!Como pai, também deve estar nervoso?

Daniel Teixeira - Estou super ansioso e já só quero ver a minha filha cá fora.A Andreia tem desejos de grávida?

Daniel Teixeira - Não tem desejos nenhuns. Aliás, há um mas que já tinha antes de estar grávida. A Andreia gosta de comer um gelado à noite. Não sei se é um mito mas ela, de facto, não tem desejos de grávida. Ainda bem que nunca acordou às quatro horas da manhã a pedir-me morangos (risos).

Andreia Dinis - Ainda tenho que aproveitar isso (risos)!Dizem que as grávidas andam mais sensíveis. É o seu caso?

Andreia Dinis - Sem dúvida! Aliás, acho maravilhoso estar a gerar um ser mas não acho que estar grávida seja um estado de graça no sentido de "ai, é tão bom estar grávida". Provavelmente, existem grávidas que se sentem maravilhosamente bem, cheias de energia, e para elas é tudo positivo. Mas há outras, como eu, que se sentem frágeis a nível físico e psicológico. Não tem sido fácil porque nos primeiros três meses tive muitos enjoos, muitos vómitos e agora a falta de apetite, as quebras de tensão e o calor têm sido difíceis de suportar. Faz parte e é a minha primeira gravidez, por isso não posso comparar com nada. Também não me posso queixar muito, porque não estou a engordar e está tudo bem com o bebé. A bebé mexe-se muito?

Andreia Dinis - Quando os bebés se mexem é sinal que não estão confortáveis. E é engraçado que a minha filha mexe-se mais quando estou mais relaxada. Quando estou deitada de barriga para cima ela não gosta. Qual é a sensação?

Andreia Dinis - É estranhíssimo mas não deixa de ser maravilhoso. É um misto da melhor sensação do mundo com um sentimento assustador, porque é um ser que está dentro de nós.Lembra-se da primeira vez que aconteceu?

Andreia Dinis - Foi lindo! Foi há um mês e meio. Estávamos a ver televisão sentados no sofá e eu estava deitada de barriga para cima. Senti e comentei logo com o Daniel. Pensei que pudesse ser impressão minha mas depois deu imensos pontapés seguidos. Foi um momento dos três.Este ano de 2010 houve um "baby boom" de grávidas famosas. Tem trocado experiências com as amigas?

Andreia Dinis - Faço questão de trocar experiências até porque não vivemos isoladas no mundo. Gosto de ouvir e sei que aprendemos todas, umas com as outras. Claro que cada caso é um caso. Há grávidas que dizem que a gravidez foi a melhor fase da vida delas e há outras que dizem que andavam sempre com sono, com falta de energia... Portanto, comigo tem sido assim! Mas não deixa de ser maravilhoso, sentir a minha bebé a dar pontapés. É uma sensação mágica.Ansiosa com o parto?

Andreia Dinis - Tento não pensar nisso. O Daniel vai assistir ao parto porque é um desejo dos dois. Por um lado já queria ter a minha filha cá fora. Quero vê-la, quero ver como ela é...e por outro lado, dá imenso medo quando penso se vou ser capaz de cuidar dela. Quando chorar o que é que tenho que fazer. Obviamente, que pensamos nisto porque é o nosso primeiro bebé. Já me disseram que no último mês é mais difícil. Queremos mesmo é que o parto chegue rápido e já nem pensamos como vai ser. O enxoval está pronto?

Andreia Dinis - Já tem praticamente tudo. Falta alguma roupa mais quentinha, o berço e a banheira. Já temos os biberões e as tetinas...O nome está escolhido?

Andreia Dinis - Temos alguns nomes pensados mas ainda não decidimos. O nome deve ser pensado a dois com muita calma. Tem é que ficar decidido antes dela nascer!Para quando um regresso à televisão?

Andreia Dinis - Para já não penso nisso. Nos primeiros meses quero desfrutar todo o tempo com a minha filha, agora não sei se vou conseguir ter os cinco meses de licença de maternidade. Quero amamentar o maior tempo possível.Como é que vai ser como mãe?

Andreia Dinis - Há uns meses a trás, se me perguntassem isso, diria que ia ser uma mãe muito descontraída. Agora, não sei. Vamos ver. O Daniel vai ser um pai muito ‘cool' que vai levar a filha para todo o lado.(Entrevista: Joana Côrte-Real)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)