O actor Sean Penn é uma das estrelas de Hollywood que estão contra o embargo norte-americano ao regime comunista de Cuba. Depois de tê-lo afirmado em entrevistas, acaba agora de se associar à campanha internacional da bailarina cubana Alicia Alonso para que o bloqueio seja levantado.

Desde Outubro, quando a campanha teve início, muitos famosos da vida artística e cultural norte-americana manifestaram já o seu apoio ao restabelecimento de relações normais entre os dois países. O bloqueio foi decretado em 1962 pelo Governo dos Estados Unidos, como resposta à decisão do Governo de Fidel Castro de "nacionalizar" interesses económicos americanos em Cuba.

O jornal oficial cubano, ‘Granma', assegura que 500 actores e artistas subscreveram já o manifesto da bailarina. Ao lado de Sean Penn estão também escritores como Gore Vidal, William Kennedy (Prémio Pulitzer), Harry Belafonte e Danny Glover, e cantores como Tom Waits e Mickey Hart (‘Grateful Dead').

Entretanto, um dos mais populares apresentadores da televisão oficial cubana, Carlos Otero, de 49 anos, fugiu do país com a ajuda de amigos e pediu asilo político aos Estados Unidos. Otero aproveitou uma missão de trabalho ao Canadá para entrar clandestinamente em território americano, na companhia da mulher e dos dois filhos. Os quatro são já cidadãos dos Estados Unidos.