A operação para o implante de uma nova válvula cardíaca no rei Harald V da Noruega, de 83 anos, foi "bem-sucedida", anunciou hoje o palácio real norueguês.

"Sua majestade, o rei, passou hoje por uma cirurgia de válvula cardíaca no Hospital Nacional de Oslo", declarou num comunicado o palácio real.

"A operação foi bem-sucedida e o rei está em boas condições", acrescentou a nota.

Harald V, que foi submetido a uma anestesia local, permaneceu acordado durante toda a intervenção, afirmou a mesma fonte.

Em 2005, o rei norueguês foi submetido a uma operação de coração aberto e uma válvula artificial foi implantada entre o órgão e a aorta. Esta válvula precisava de ser substituída, segundo o palácio, que se referiu à intervenção cirúrgica como uma ação de rotina.

Há mais de 29 anos no trono, Harald sofreu há algumas semanas de "dificuldades respiratórias" não relacionadas com a Covid-19, mas que lhe valeram três dias de internamento.

Além da sua cirurgia cardíaca em 2005, Harald foi ainda submetido a uma outra intervenção em 2003 relacionada a um cancro na bexiga.

Neto de Haakon VII, o primeiro da linha real norueguesa, Harald V reina este país escandinavo desde 17 de janeiro de 1991.

O príncipe herdeiro, Haakon, de 47 anos, está a assumir as funções do rei Harald durante a sua ausência.

Leia Também: Rainha Isabel II retira condecoração atribuída a Harvey Weinstein

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.