A princesa Victoria, herdeira do trono da Suécia, vai casar-se com o empresário Daniel Westling no Verão de 2010.

O anúncio foi feito pela Casa Real, como manda o protocolo, mas os noivos, ela de 31 anos e ele de 35, revelaram pormenores do seu relacionamento, pouco depois, numa conferência de Imprensa.

Daniel, proprietário e director de uma rede de ginásios, contou aos jornalistas como pediu à princesa que casasse com ele, num dia de Inverno cheio de sol, em Drottningholm, uma zona campestre da Suécia: "Havia sol e ouviam-se os nossos passos na neve. Foi um momento muito especial; ambos estávamos contentes, embora eu não estivesse cem por cento tranquilo. Esperava um ‘sim', mas não estava absolutamente certo disso..."

A princesa não teve dúvidas. Respondeu logo "Sim! Sim! Sim!" (três vezes "Sim"), segundo ela própria declarou aos jornalistas.

Orgulhosa, Victoria mostrou aos repórteres o seu anel de noivado. Um anel de diamantes que, nas palavras da princesa, "significa muito para mim".

Uma jóia que coroa sete anos de amor - um namoro tão longo que já estava a deixar milhares de cidadãos suecos muito inquietos. Mas, no dizer dos noivos, esse tempo era necessário. "Eu, pelo menos, precisava de todos esses anos para aprender como funcionam as coisas", declarou Daniel.

Interrogado sobre os motivos que o levaram a apaixonar-se por Victoria, Daniel foi claro: "Olhem para ela! É difícil de perceber? A princesa herdeira tem um grande coração e a nossa amizade converteu-se em amor."

Victoria agradeceu e despediu-se dos jornalistas com a declaração que todos queriam ouvir: "Sou feliz!.."

Em princípio, o casamento decorrerá na catedral de Estocolmo, onde o rei Carlos Gustavo e a rainha Sílvia se casaram em 1976. O futuro marido da princesa receberá o título de Duque de Vastergotland.