O super-patrão da SIC e do Grupo Impresa voltou, por um serão, aos tempos em que era um jovem entusiasta da "música moderna" e adorava tocar bateria. Foi na festa do 20º aniversário da revista "Exame", e Francisco Pinto Balsemão teve consigo, no palco, outras ilustres figuras da vida empresarial portuguesa que continuam a gostar de tocar ou cantar.
A iniciativa pertenceu à Direcção da "Exame", uma das publicações do grupo Impresa, ao juntar no Blues Café, em Lisboa, uma galeria de gestores e empresários que partilham o gosto pela música. No evento ‘A vida além da profissão', Pinto Balsemão, Proença de Carvalho, Carlos Tavares, Luís Nazaré e Pedro Patrocínio, entre outros, foram dirigidos pelo "maestro" João Gil e acompanhados pela banda de Ruben Alves. Uma maneira diferente de celebrar o aniversário de uma das mais prestigiadas revistas portuguesas da área da Economia.
"Queríamos assinalar a data de uma maneira mais divertida, o que é bem necessário nestes tempos de crise", começou por explicar Pinto Balsemão. "Sabíamos que havia uma série de pessoas ligadas à área empresarial com gosto pela música. Fizemos um ensaio na garagem do António Barbosa, depois um ensaio geral, e aqui estamos".
Apesar de também tocar piano, é na bateria que Francisco Pinto Balsemão se sente melhor: "Comecei a tocar aí pelos 18 ou 19 anos. Naquela altura tocava muito, mas cantar é que não. Faço uns coros, se for preciso...". Na plateia, o patrão da SIC teve a aplaudi-lo a família, muitos amigos e responsáveis das publicações e empresas do Grupo que dirige.
O show foi aberto com uma brilhante actuação de Nicolau Santos, director-adjunto do "Expresso", acompanhado à viola por Pedro Patrocínio, administrador da Lisgráfica. Patrocínio admite que, em casa, as quatro filhas são "claque garantida": "Algumas delas também tocam e cantam e costumamos fazê-lo juntos muitas vezes".
Carolina Patrocínio fez questão de apoiar o pai: "Já não é a primeira vez que o vemos actuar, mas hoje é especial, por ser o aniversário da ‘Exame' e por estar aqui no meio de tantas figuras emblemáticas e importantes do nosso País. É uma honra estar aqui a fazer claque".
O 20º aniversário da "Exame" é assinalado com uma edição especial de homenagem aos 20 empresários e gestores que marcaram as últimas décadas e parte à descoberta daqueles a quem perdemos o rasto.
Cinco empresários aceitaram dar a cara pela campanha de promoção da revista, a propósito do aniversário. Belmiro de Azevedo, Fernando Ulrich, Pires de Lima, Manuel Alfredo de Mello e Esmeralda Dourado revelam os seus lemas de vida à "Exame".
Não perca as imagens da festa!
Comentários