"Fazia falta uma gala como esta que premeia os profissionais portugueses do mundo da moda!". Foi esta a frase mais ouvida nos corredores do Teatro Tivoli, em Lisboa, que esta terça-feira à noite abriu as portas à 1ª edição dos Fashion Awards Portugal 2010.

"Os prémios são sempre bem-vindos quando as pessoas amam o que fazem. Temos pessoas muito competentes que fazem muito pela moda portuguesa e que merecem ser premiadas", disse a SapoFama a actriz Maria João Bastos, uma das numerosas estrelas presentes na gala.

Pela primeira vez, num único evento, co-organizado pela Fashion TV Portugal e pela Câmara Municipal de Lisboa, foi publicamente reconhecido o talento dos profissionais da Moda nacional. Os melhores criadores, designers, manequins, produtores, fotógrafos, comunicadores, maquilhadores, cabeleireiros e marcas foram distinguidos numa gala que Joaquim Monchique apresentou com toda a descontracção.

"Estes prémios são um bombom neste ano de crise e só espero que sirvam de incentivo a todos os profissionais da Moda, porque a excelência deve ser premiada", comentou Ana Mesquita, jornalista da Fashion TV e membro do júri de selecção.

Numa festa marcada pela elegância e glamour, desfilaram também inúmeras estrelas do panorama televisivo português. Algumas tinham bons motivos para estar ali, como foi o caso da actriz Sofia Ribeiro, da TVI, que foi apoiar o namorado, Ruben Rua, nomeado para Melhor Modelo Masculino.  

"Se o Ruben não ganhar é uma injustiça", deixou escapar a beldade, antes da hora da verdade. "Mas o facto de estar nomeado já é bom e é merecido", adiantou Sofia Ribeiro, que durante toda a gala não se coibiu de trocar beijinhos e abraços apaixonados com o manequim.

Ora, Ruben Rua perdeu o prémio para Luís Borges. Num discurso emocionado, o jovem modelo da Central Models, dedicou o troféu ao seu namorado e companheiro,  o cabeleireiro Eduardo Beauté.

Veja como foi a grande festa da Moda.(Texto: Joana Côrte-Real)

(Fotos: Pedro Simões/SapoFama)