Quem já esqueceu as rábulas satíricas do "Sr. Feliz e do Sr. Contente"? As carismáticas personagens "João Godunha", de Vila Faia, o terrível "Mário Maltez", de Equador, ou, mais recentemente, o magnata "Caetano Vargas Mota", na novela "Meu Amor"? Todas elas devem o sucesso a um só homem: Nicolau Breyner, o actor que, este ano, comemora 50 anos de carreira.
Brilhante no palco, talentoso como realizador, mestre na descoberta de jovens talentos, brilhante na direcção de actores, Nicolau Breyner é um homem de papéis multifacetados. Já foi candidato à Câmara Municipal de Serpa e até concorreu ao Festival da Canção (1968) onde conquistou um honroso 4º lugar.
Mas se é na carreira profissional que a maioria dos portugueses o reconhece, "Nico" é também, para quem com ele convive de perto, muito mais do que um talento que tem marcado gerações.
"É uma pessoa preocupada com os outros e é super generoso. Não pode ver ninguém triste ou mal disposto que se encarrega, de forma subtil, que haja sempre foguetes e purpurinas no ar", diz actriz Alexandra Lencastre, uma das muitas estrelas que, ontem, marcou presença na gala de homenagem ao actor, promovida pela TVI.
Foguetes e purpurinas foi precisamente o que Nicolau Breyner recebeu no final da festa que acolheu no Tivoli amigos de longa de data das mais diversas áreas do espectáculo e da política.
Jorge Palma, Rui Veloso, Luís Represas, Vítor Norte, Sílvia Rizzo, Fernanda Serrano, Marisa Cruz, Pedro Passos Coelho, Marques Mendes, Marcelo Rebelo de Sousa e inúmeros actores do panorama televisivo português, fizeram questão de abraçar o actor que, nesta noite, recebeu ainda a medalha municipal de mérito grau ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa.
Foi uma noite de glória para o actor, que não conteve as lágrimas quando viu a filha Mariana subir ao palco para cantar e dedicar ao pai o tema "Unforgettable", de Nat King Cole.
"Senti o coração bater muitas vezes", confessou Nicolau Breyner aos jornalistas no final da gala, onde foram revelados muitos dos segredos da sua vida e obra.
Veja as melhores imagens da festa!(Texto: Inês Costa)
(Fotos: Gonçalo Português/Sapo Fama)
Comentários