A música portuguesa está de luto esta segunda-feira. Morreu o guitarrista e compositor Carlos Gonçalves, avançam amigos próximos do músico nas redes sociais.

Aliás, foi também nas rede sociais que Diogo Clemente, marido de Carolina Deslandes, deu conta da notícia ao partilhar um sentido desabafo onde homenageia o amigo que tanto admirava.

"Hoje morreu um dos maiores guitarristas, compositores e personalidades do fado. Um dos músicos que mais enlevou a nossa música em Portugal e no mundo", começou por destacar o músico, que também é guitarrista e compositor.

"Eu tinha 16 anos quando o vi entrar na casa de fado onde íamos tocar os dois, o Fado Maior, em Alfama, e fez-me sentir imediatamente válido. A tratar-me por você de uma forma muito simpática mas directa à alentejana, viu o meu ar apreensivo e disse a sorrir 'se você está aqui para tocar é para tocar e mais nada, vá'. Vamos todos ter saudades suas e da sua maneira directa de simplificar tudo. Fica a obra que é o que nos define. E que mestria. Abraço amigo Carlos Gonçalves. E já sei a frase que disse quando chegar aí acima para onde se vai: 'isto aqui é igual a todó lado...'", completou.