Portugal acordou com uma notícia triste. A cultura ficou mais pobre com a morte de Carlos do Carmo. Tinha 81 anos.

Logo após ter sido anunciada a partida do artista, foram muitas as figuras públicas que recorreram ao Instagram para se despedirem do fadista e lhe prestarem uma homenagem.

"Recuso-me a evocar o Carlos com tristeza. O meu desgosto é largamente mitigado pela memória de um amigo luminoso, presente, o mesmo que sempre me abraçou, apoiou e defendeu. Grato, culto, lutador, inquieto, encantador e sobretudo maior do que a própria vida. O Rei morreu, viva o Rei", escreveu Herman José.

Diogo Infante foi um dos primeiros a reagir à morte do artista. "Carlos do Carmo deixou-nos hoje, assim, sem aviso e a abrir o novo ano. Fica a sua música, a sua voz e um contributo inestimável para o reconhecimento do Fado como património imaterial da Humanidade... a toda a sua família, um sentido abraço", disse.

Também Manuel Luís Goucha homenageou o fadista: "Carlos do Carmo. O Charmoso. Senhor do Fado e de Lisboa. 1939-2021".

Quem também lamentou a partida de Carlos do Carmo foi Nuno Santos, tendo enviado ainda uma palavra de conforto à família do artista. "A passagem do tempo e o contacto com as novas gerações, não apenas do fado, deram a Carlos do Carmo o aplauso geral que o seu talento de intérprete único sempre justificaram, mas que razões várias, lhe negaram talvez até à viragem do século. Voz timbrada, palavras ditas na cadência certa, repertório de grandes escritores de canções e relevantes serviços prestados ao fado colocam-no numa galeria de imorais onde já estavam Amália, Marceneiro ou Hermínia. Sim, o ano ainda agora começou e já estamos mais pobres. Os meus sentimentos à família, com um beijo especial à Cila e um abraço ao Gil, a quem devo agora não uma, mas duas chamadas", escreveu.

Por sua vez, Daniel Oliveira disse: "Nasce o dia na cidade, que me encanta. Na minha velha Lisboa, de outra vida. E com um nó de saudade, na garganta. Escuto um fado que se entoa, à despedida. E com um nó de saudade, na garganta. Escuto um fado que se entoa, à despedida, 'Fado da Saudade'. Carlos do Carmo / 1939 - 2021".

Também Rita Ferro Rodrigues se mostrou triste com a notícia.

"Começamos o ano mais pobres. Descansa, querido Carlos", partilhou Jessica Athayde.

O ator Gonçalo Diniz foi outra das caras conhecidas que rapidamente recorreram ao Instagram para se despedir de Carlos do Carmo e prestar-lhe uma carinhosa homenagem. Uma publicação onde recorda ainda as palavras do artista que nunca vai esquecer.

Leia Também: Morreu o fadista Carlos do Carmo