Com um sogro que planta "erva" no quintal, filhos disfuncionais e um marido que desmaia a cada derrota do Benfica, Esmeralda Bartolomeu, a mãe desta família, só podia ser uma mulher de barba rija.
"Existem famílias assim", acredita o actor Joaquim Monchique que irá vestir a pele de Esmeralda, a sábia mulher que a todos acode, na comédia "Mais respeito, que sou tua mãe!" que estreia na terça-feira, dia 6, no auditório do Casino Estoril.
"Os ensaios têm sido muito divertidos", comentam os actores desta trama humorística, que conta, ainda, no elenco principal com Luís Mascarenhas, Fernando Gomes, Ana Rita Tristão, Emanuel Santos e Tiago Aldeia.
Além de actor, Joaquim Monchique é, também, o encenador, o adaptador do texto, o coreógrafo e o director de actores. Como se isto não bastasse, acompanha, ainda, todos os pormenores dos figurinos e os acabamentos no décor. "Fui eu que passei a ‘patine' no cenário, ficou mesmo com o brilho que eu quero", revelou a SapoFama.
Homem dos sete ofícios, o versátil actor terá, também, no palco do Estoril uma tarefa hercúlea na pele desta mãe de múltiplas facetas. É a figura central da história e estará em cena durante as duas horas do espectáculo. Até as mudanças de roupa serão feitas em cima do palco, por detrás de um estendal de roupa, sem nunca deixar de falar para o público.
Embora "estoirado", Joaquim Monchique corre por gosto e não se cansa. "Desde que vi esta peça em Buenos Aires que quero faze-la cá", confessa.
Nos últimos três anos, o actor esteve ocupado a bater recordes com a peça "Paranormal", o monólogo mais visto em Portugal, com 150 mil pessoas em 325 sessões. "Paranormal" saiu de cartaz no último fim-de-semana e Monchique não parou um dia para descansar.
"Sou um actor de temporadas grandes" refere, adiantando que, se a peça "Mais respeito, que sou tua mãe!" tiver metade do sucesso de "Paranormal", será "muito bom".
SapoFama esteve nos ensaios e mostra-lhe uma boa selecção de imagens.
(Texto: Inês Costa)
(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)
Comentários