Foi aos dez anos que Diogo Martins começou a sua carreira de ator com a participação na novela 'Amanhecer', da TVI. Esteve na série 'Morangos com Açúcar' onde deu vida a Daniel, e foi este o ponto alto da sua carreira, que marcou várias gerações. Depois seguiu-se o 'Clube das Chaves' e mudou-se para a SIC onde fez 'Malucos do Riso', 'Floribella' e 'Rebelde Way'. Entretanto esteve afastado dos pequenos ecrãs, desde os 17 até aos 22 anos, e regressou com uma participação em 'Água do Mar', emitida na RTP1. Atualmente faz parte do elenco da novela 'Coração d'Ouro', da SIC, onde dá vida a Leandro.
Mas afinal, como é que tudo começou?
Diogo Martins deu uma entrevista ao Fama ao Minuto onde falou sobre a sua carreira.
"Quando tinha nove anos fazia vídeos na brincadeira em casa (com os primos) e brincávamos com o que na altura passava na televisão" para depois na época natalícia a família assistir. "A minha família dizia que eu tinha algum jeito e devia inscrever-me em alguma coisa para ver no que é que dava. Até então nunca tinha ambicionado nada disto e fui simplesmente ao casting só por curiosidade para ver no que dava, e tive a sorte de ser escolhido. A partir daí é que comecei a ganhar a paixão pela representação”, começou por contar o ator.
Foram os pais que, com o seu consentimento, o inscreveram no casting para a novela 'Amanhacer', e foi o escolhido entre dez crianças. Teve que ir para a Régua com a mãe por causa das gravações. Os pais apoiaram-no sempre e "nunca o obrigaram a nada".
No final da série 'Morangos com Açúcar', a figura pública teve que escolher entre a representação e o futebol. "Quando surgiu o convite para integrar o elenco do 'Clube das Chaves' aí ocupava-me imenso tempo. Já gravava alguns fins de semana" o que iria fazer com que ficasse sem tempo para conseguir conciliar o futebol com a representação e a escola.
Apesar de continuar a gostar muito de futebol, a sua escolha passou pelos pequenos ecrãs, visto que no mundo da bola não tinha nada garantido e não quis perder a oportunidade de continuar a ser ator.
Entrou na faculdade aos 18 anos no curso de Administração, mas teve que desistir porque surgiu uma proposta para integrar o elenco do teatro experimental de Cascais, numa peça de Carlos Avilez. "Vi ali uma oportunidade para continuar a seguir aquilo que eu sempre quis e não a desperdicei e comecei a fazer teatro", acrescentou.
Este regressou à televisão está a ser "magnífico", e a participação na novela ‘Coração d’Ouro’ faz de Diogo uma pessoa com "sorte" por ter a oportunidade de integrar uma novela "com grandes atores" e com pessoas de quem "gosta muito", considerando-as "uma família". "Foi um projeto que veio no momento certo para mim e que me está a dar um gozo gigante fazê-lo. Fico muito grato por me darem esta oportunidade e por mostrar o meu trabalho", admitiu.
A sua participação na série juvenil da TVI foi o projeto que "mais o marcou até hoje, enquanto conhecimento público" e ainda há pessoas que o recordam dessa altura. No entanto, hoje já é visto na rua como o Leandro do 'Coração d'Ouro' e não tanto como o Dani dos 'Morango com Açúcar'.
Mas será que Diogo se identifica com o Leandro?
"Em certos pontos sim e outros não. Acho que o Leandro é um rapaz simples, prático" e "identifico-me com o facto de gostar de viver a vida. Mas acho que tem traços de personalidade que não se identificam muito comigo. O Leandro é muito mais pacífico, acredita muito mais no amor e tem uma paixão imensa pela Catarina (interpretada por Mariana Pacheco) e por esse lado já não me identifico tanto", justificou.
Gosta de viver o presente e para já está dedicado por inteiro às gravações da novela da estação de Carnaxide, que serão até abril. Para já, ainda não tem novos projetos em vista.
Comentários