Foi através de uma mensagem nas redes sociais que Kate Middleton anunciou, esta segunda-feira, o fim dos tratamentos de quimioterapia na sequência depois de ter sido diagnosticada com um cancro, em março, referindo que "é um alívio".

"Com o verão a chegar ao fim, não tenho palavras para descrever o alívio que é ter finalmente terminado o meu tratamento de quimioterapia. Os últimos nove meses foram incrivelmente difíceis para nós, enquanto família. A vida, tal como a conhecemos, pode mudar num instante e tivemos de encontrar uma forma de navegar nas águas tempestuosas e no caminho desconhecido", começou por referir Kate numa publicação na rede social X (antigo Twitter), na qual juntou um vídeo com imagens em família.

Por agora, garantiu que irá fazer o que pode para se "manter livre do cancro".

"Apesar de ter terminado a quimioterapia, o meu caminho para a cura e a recuperação total é longo e tenho de continuar a viver cada dia à medida que chega", referiu na mensagem.

A princesa de Gales afirmou que passar por um cancro "é complexo, assustador e imprevisível" para todos os que "são mais próximos" e que tem o poder de nos "colocar face a face com as nossas próprias vulnerabilidades de uma forma que nunca considerámos antes".

Neste sentido, Kate enfatizou que se ganha "uma nova perspetiva sobre tudo".

"Este período recordou-nos, acima de tudo, a mim e ao William, para refletirmos e estarmos gratos pelas coisas simples mas importantes da vida, que tantos de nós tomamos frequentemente como garantidas. De simplesmente amar e ser amado. Apesar de tudo o que já aconteceu, entro nesta nova fase de recuperação com um renovado sentido de esperança e de apreciação da vida", declarou Kate.

Kate admitiu ainda estar "ansiosa por voltar ao trabalho" e "assumir mais alguns compromissos públicos nos próximos meses", logo que seja possível.

A princesa agradeceu todo o apoio que a sua família tem recebido nesta fase, referindo a "bondade, empatia e compaixão". "O William e eu estamos muito gratos pelo apoio que temos recebido e temos retirado grande força de todos aqueles que nos estão a ajudar nesta altura. A bondade, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente humildes", lê-se na publicação.

Por fim, a princesa de Gales dirigiu uma palavra esperançosa a quem continua a lutar contra o cancro.

"Para todos aqueles que continuam a sua própria jornada contra o cancro - continuo convosco, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão pode sair a luz, por isso deixem que essa luz brilhe", concluiu.

Leia Também: Kate Middleton poderá regressar a deveres reais mais cedo do que esperado