Júlia Pinheiro descobriu a sua nova vocação: a literatura. A estrela televisiva acaba de se estrear no romance com o livro "Não Sei Nada Sobre o Amor", cuja apresentação pública acabou por se transformar num verdadeiro desfile de celebridades. Todos quiseram dar os parabéns a Júlia e incentivá-la a continuar - a começar pelo marido, o jornalista Rui Pego, e pelos filhos do casal.

No belo cenário do Reservatório da Mãe d'Água, às Amoreiras, em Lisboa, figuras célebres da televisão torceram por Júlia e foram os primeiros a comprar uma cópia do romance, editado pela Esfera dos Livros. A directora da revista ‘Lux', Filipa Garnel, Luísa Castel-Branco e Manuel Luís Goucha foram alguns dos rostos que aplaudiram a dona das tardes da TVI.

"Já trabalhei nos três canais e estou satisfeita por terem vindo equipas de todos", comentava Júlia. "Mas o mais importante são os amigos que me vieram apoiar".

A apresentadora demorou um ano e meio a escrever este romance, porque tem que se desdobrar diariamente entre o trabalho e a família: "Há quem goste de ir ao ginásio, eu gosto de escrever. Ao contrário do que sugere o título do livro, na minha vida privada sou muito segura e sei muito bem o que o meu marido e a minha família representam para mim", esclareceu Júlia.

E brincou: "Quando estiver muito mirradinha e imprópria para fazer televisão, quem sabe se não me dedicarei em exclusivo à literatura?". Mas, para já, assoberbada por uma carreira de sucesso, Júlia só "nos intervalos" consegue escrever para si: "Por enquanto, só mesmo televisão e crónicas de Imprensa".

"A escrita da Júlia é transparente, vê-se que por detrás de cada palavra há um significado profundo", disse a SapoFama o director de programas da TVI, José Eduardo Moniz, que também não quis deixar de estar presente.

A apresentação do livro esteve a cargo do marido da autora, o jornalista Rui Pego, actual director da RDP, e do médico Nuno Lobo Antunes, marido de Filipa Garnel. Depois das formalidades do lançamento, um beberete deu tempo a Júlia para pôr a conversa em dia com os amigos.

Quanto ao livro, a última palavra caberá ao público leitor. Para Manuel Luís Goucha, o sucesso é inquestionável: "Claro que vai haver um interesse acrescido por ser escrito pela Júlia, que é uma figura pública, mas tenho a certeza de que toda a gente vai gostar".

(Texto: Maria Ana Figueira

Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)