José Castelo Branco conheceu esta tarde de quarta-feira, dia 8 de maio, as medidas de coação que resultam da acusação de violência doméstica contra a esposa, Betty Grafstein. O socialite vai ser libertado, mas está proibido de se aproximar e de contactar a designer de joias.
O negociador de arte ficará sujeito a meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica) e está, por isso, proibido de permanecer na residência que Betty Grafstein vier a ocupar quando receber alta hospitalar. José também deixa de poder procurar visitar a esposa no hospital, algo que tentou fazer insistentemente nos dias antes da detenção.
"A única medida de coação a que está sujeito é proibição de contactos com a vítima e proibição de aproximação à mesma", fez notar Fernando José Silva, um dos advogados de José Castelo Branco, à saída do tribunal de Sintra.
"Não tem neste momento qualquer privação de liberdade de movimentos. A única coisa que não pode é aproximar-se da vítima", esclareceu ainda.
Fernando José Silva referiu também que existe "um fenómeno paralelo a esta questão que não deixa de ser estranho", esclarecendo depois que se refere ao facto de existir uma "grande preocupação do hospital em imputar factos" ao socialite. "Ainda não percebi quando é que aconteceu a queda que provocou a fratura na vítima, vejo muita preocupação do hospital em querer arranjar factos em relação ao José", disse ainda.
Fernando José Silva adiantou que a designer de joias, de 95 anos, está "visivelmente perturbada, visivelmente com as suas faculdades afetadas" e que "não quis prestar nenhuma declaração", "Ela nunca disse isso [que era vítima de violência doméstica], ela não disse nada. Não quis [falar]", acrescentou.
Recorde-se que José Castelo Branco foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) na manhã de ontem, 7 de maio, a poucos minutos de entrar em direto no programa 'Dois às 10', da TVI. Devido à greve dos oficiais de justiça, apenas foi ouvido hoje, tendo pernoitado nas instalações da GNR de Alcabideche.
O Ministério Público abriu uma investigação na sequência de uma queixa de alegada violência doméstica de José Castelo Branco contra a esposa. A mesma terá sido feita pela equipa médica do Hospital CUF Cascais, onde Betty se encontrava internada há já vários dias, e terá sido a própria a relatar os episódios de agressão por que passou.
Betty Grafstein tem uma embolia pulmonar e foi entretanto transferida para a unidade de cuidados intensivos do Hospital CUF Tejo.
[Notícia atualizada às 20h34]
Leia Também: José Castelo Branco "quis falar" e está de "consciência tranquila"
Comentários