Numa entrevista initimista, James Franco fala abertamente sobre a sua infância, a sua família assim como a sua vida pessoal e profissional. Em conversa com a GQ, o ator revela que no ano passado passou por um dos momentos mais difíceis da sua vida ao perceber que era viciado no trabalho.

"Tive um momento de crise. Estava exausto”, afirmou o ator sobre esse momento da sua vida em que chegou a estar envolvido em 17 projetos diferentes. A forma como o artista expôs o problema surpreendeu os seus fãs, principalmente, por comprar o vício no trabalho com o vício em drogas.

“Eu nunca consumi heroína mas imagino que ela proporcione o mesmo efeito de quem é viciado em trabalho”, revelou o ator. "Ser viciado em trabalho é ter um problema de adicção. E o que está na base desse problema? O facto de tentarmos fugir do medo, da dor e fazer algo que nos faça sentir bem. E era isso que eu estava a fazer e tive de ajustar a minha relação ao meu trabalho. É muito difícil. Tenho a certeza que, independentemente da adição que cada pessoa tenha, largar isso é difícil porque é um mecanismo de defesa que nos faz sentir bem."

Solteiro desde 2011, Franco fala ainda sobre a relação que manteve durante cinco anos com a atriz Ahna O’Reilley que chegou ao fim de cinco anos."Houve muitas razões. Mas uma delas é que eu estava sempre ocupado." Questionado se pretende assentar, James Franco responde o seguinte.

"Eu digo-te o seguinte: eu era uma pessoa incapaz de assentar porque estava consumido comigo próprio. Era incapaz de abrir o meu coração a alguém. Tinha tanto medo de ser vulnerável que me mantinha sempre ocupado, por isso tinha uma desculpa. Mas só me apercebi disso quando comecei a sofrer."