Foi a primeira das muitas polémicas que lhe lançaram e que lhe foram alimentando a carreira. Há 35 anos, depois da atuação de Madonna vestida de noiva, não se falava noutra coisa. Em 1984, a cantora norte-americana abriu a primeira cerimónia de entrega de prémios MTV Video Music Awards, no Radio City Music Hall, em Nova Iorque, nos EUA, com uma performance do single "Like a virgin" que fez correr (muita) tinta na altura.

Agora, Maripol, a figurinista que criou o visual provocador que a artista usou em palco veio a público desvendar alguns dos segredos de bastidores da atuação. Em entrevista ao site Yahoo Entertainment, assume que chegou a recear que a ousadia tivesse custado a carreira à antiga cliente. "Eu estava mesmo ali. Eu vi aquilo a acontecer. Eu vi o que a MTV fez e posso garantir-vos que tentaram acabar com ela naquele dia", acusa.

"Eles enfiaram a câmara [de filmar] debaixo da saia dela. Estavam claramente a tentar intimidá-la", condena Maripol. Apesar de ter noção de que se estava a expôr demasiado, Madonna nunca mostrou sinais de fraqueza. "Ela sabia que ia ser um êxito. Percebia-se que era ambiciosa", reconhece. "No final, todos os jornalistas queriam saber quem ela era. Estavam chocados [com a atuação da cantora], sim", confirma a figurinista.

Não fosse a intervenção de Maripol durante a produção fotográfica para a capa do álbum "Like a virgin" e o visual da artista, um dos muitos looks camaleónicos que exibiu ao longo da carreira, como pode (re)ver de seguida, teria sido completamente distinto. "O diretor de arte queria apresentá-la numa espécie de virgem gótica, à imagem dos Black Sabbath [banda de heavy metal], com os lábios pretos, tudo preto", critica Maripol.