
Muitos artistas saíram à rua na última sexta-feira, dia 6, para protestaram contra o que dizem ser um momento de "descalabro da política cultural".
Foram organizadas manifestações em vários pontos do país e as figuras públicas Filomena Cautela e Sofia Arruda fizeram questão de levar o assunto para as redes sociais, onde partilharam imagem dos protestos de ontem.
“Ontem começou a nossa luta assumida e organizada. Ouvi todos os discursos, encontrei os amigos, partilhamos visões e o Mel também pediu 1%. Num país que dá tudo a uma banca corrupta, que vende serviços públicos estratégicos e milionários, que arrenda milhões a empresas milionárias e num país que se quer evoluído, melhor e mais produtivo e exigente 1% é dignidade. Um sector que foi SEMPRE preterido e que mesmo falido, continuou a produzir sem salários, sem condições, em salas geladas, com horários extenuantes, contando apenas com essa coisa esquisita que se chama necessidade de arte e missão, merece que o seu público e o público que falta seduzir, o acompanhem. 1% já neste orçamento”, disse a apresentadora da RTP.
Por sua vez, a atriz escreveu na sua conta do Instgaram: “Ontem foi um sector inteiro que saiu à rua. Não os atores de teatro, ou de novela ou de cinema. Mas os artistas! E estávamos juntos. Não só em Lisboa, mas no país. Pelo país! Queremos muita coisa mudada. E queremos 1% do Orçamento de Estado para a cultura, já em 2019!”.
Comentários