Alguns minutos bastaram para que após a família ter confirmado publicamente a morte de Rita Lee surgissem nas redes sociais as primeiras reações à partida da icónica artista brasileira.

A cantora e compositora, de 75 anos, fez história no rock brasileiro, mas também por cá lhe é reconhecido a personalidade, irreverência e, acima de tudo, talento.

Nas redes sociais crescem as homenagens de figuras públicas portuguesas que se mostram abaladas com a perda e se assumem fãs da "rainha" Rita Lee.

"O Brasil ficou mais pobre… Um abraço", lamentou Flávio Furtado.

Iva Domingues partilhou uma fotografia antiga da cantora.

Leonor Poeiras lamentou: "Há pessoas insubstituíveis, sim".

"Tudo a agradecer a Rita Lee, spirit animal. Guardo o nosso encontro, mas do que interessa: a música ficará para sempre, a coragem, a seriedade da sua leveza, a pertinência do humor caneco. Avé Rita Lee, eterna e infinita", escreveu Filomena Cautela.

Sónia Tavares lembrou a icónica cantora brasileira como uma das suas "musas". "Em nome de todas as mulheres, obrigada por tudo. O Céu é teu", disse.

"Rita. Para sempre rebelde, feminista, cantora, poeta, atriz, Rockeira máxima, louca, livre, ativista, desbocada, plena, hipnótica. Uma Rainha. Obrigada por tudo, mulher furacão de vida, inspiração eterna", declarou Rita Ferro Rodrigues.

"Maravilhosa Rita", escreveu a atriz e fadista Rita Ribeiro.

Também o presidente do Brasil, Lula da Silva, reagiu à morte da icónica cantora. "Rita [Lee] ajudou a transformar música brasileira com sua criatividade", disse.

Leia Também: Morreu aos 75 anos a cantora brasileira Rita Lee