Já tinham estado em Portugal?

Bárbara: Esta é a segunda vez que aqui venho, mas em trabalho é a primeira. Senti-me muito amada e respeitada. Senti que aqui todos gostam muito do Brasil e isso é muito importante para nós.Experimentaram a comida?

Bárbara: Meu Deus... Eu devo ter engordado 2 quilos (risos). Comi muitos pastéis de Belém e já provei o bacalhau. Inclusivamente a ‘Renata' come pastéis de Belém numa das cenas que gravámos aqui em Lisboa.

Rodrigo: É a primeira vez que venho a Lisboa, esta cidade maravilhosa. Não posso deixar de falar desta iniciativa conjunta do Turismo de Lisboa com a Rede Globo, que me deu a oportunidade de estar aqui. É o começo de outras parcerias que possam vir por aí. É um orgulho fazer parte deste primeiro ‘merchandising'. Foi fácil andar pelas ruas de Lisboa?

Rodrigo: Nunca imaginei que fossemos tão conhecidos aqui (risos). As pessoas param mesmo. É quase como no Brasil.

Bárbara: Não só sabem o nome da personagem como sabem o nosso. Aqui toda a gente sabe quem eu sou. Não tinha essa noção, até porque nunca fiz um trabalho fora do Brasil. Esta é a primeira vez. No Rio de Janeiro o público está habituado a ver os actores na rua e aqui foi uma alegria quando chegámos ao aeroporto. Aqui há tempos houve aqui uma grande polémica com a Maitê Proença por causa de um vídeo em que ela cospe numa fonte do Mosteiro dos Jerónimos. Souberam?

Bárbara: A sério? Mas porquê? Foi para trazer alguma coisa positiva? Não vimos nada disso. Uma cidade como esta só se pode ter orgulho nela. Está muito bem conservada e tudo muito bem cuidado. ELA TEM UNS OLHOS LINDOS!A ‘Renata' e o ‘Felipe' passam uma grande química no ecrã. Isso vai continuar nas cenas gravadas em Lisboa?

Rodrigo: Em primeiro lugar a Bárbara é uma das melhores actrizes da geração dela...

Bárbara: Uau!  

Rodrigo: Ela tem os olhos lindos. Olhamos para estes olhos e ficamos encantados...foi assim que o ‘Felipe' se apaixonou.

Bárbara: ...e agora o que é que eu falo? Nós não sabíamos que nos íamos envolver na novela. As personagens foram-se desenvolvendo e eu nem sabia o que ia acontecer à ‘Renata' ou ao ‘Felipe'. Sabia que o ‘Miguel' ia ficar com a ‘Luciana'. Isso já estava escrito desde o início. Houve uma química muito grande. E ele também tem uns olhos...nem preciso dizer isso, não é? (risos).SURPRESA NO HOTELNa ficção vieram namorar a Lisboa. E na vida real fazem questão trazer até aqui os vossos respectivos amores?

Bárbara: A Fernanda (Lima) acabou de chegar porque o Rodrigo faz anos. Veio fazer-lhe uma surpresa a Portugal. E além de Fernanda, sua mulher, os gémeos, Francisco e João, também vieram?

Rodrigo: Não. Ficaram em casa com a vovó. Foi uma surpresa maravilhosa. De manhã, no hotel, acordei com o alarme de incêndio no meu corredor. Saí do quarto para ver o que estava a acontecer e a Fernanda estava ali!Na novela são um casal cheio de adrenalina. E na vida real?

Rodrigo: Depois que os meus filhos nasceram fiquei um paizinho mais de casa. Antigamente era mais maluco. Subia paredes em rapel, surfava em ondas gigantes, mas hoje sou muito mais tranquilo.

Barbara: A Bárbara gosta. Faço de tudo. Já fiz esgrima, faço yoga...tenho muita energia e preciso de me exercitar. Foi algo que trouxe também para a personagem.VÍDEO COM CENAS QUENTES O Rodrigo tenciona ter mais filhos?

Rodrigo: Para já não. Os meus filhos fizeram 2 anos e... calma! Quero cuidar destes primeiro.Há dois dias foi divulgado um vídeo íntimo seu e da sua mulher...

Rodrigo: Ainda não vi e nem sei do que se trata. Tenho que ver primeiro para depois comentar. Mas são cenas quentes mesmo? Meu Deus, será que tenho um paparazzo dentro da minha própria casa? Eu vou estar com ela e logo pergunto. Mas têm por hábito fazer vídeos caseiros?

Rodrigo: Nós não gravámos nada, mas pode alguém ter conseguido alguma coisa (risos).A Bárbara continua fã de Fernando Pessoa?

Bárbara: Quando há 12 anos estive em Portugal vim atrás de Pessoa. Fui visitar todos os lugares de que ele falava. Sempre foi o meu Deus. Tenho um lado de poetisa e ele foi um mentor na minha vida. Com ele aprendi a levar a vida para a frente como uma poesia. Para mim é importantes estar no país do meu poeta preferido.ALBANO JERÓNIMOEm Lisboa gravaram algumas cenas com Albano Jerónimo. Que actores portugueses têm como referência?

Rodrigo: Ricardo Pereira (risos).  O Albano é um óptimo actor e tem dado dicas óptimas sobre a cidade. A Bárbara está a virar agente dele. Quer levar o Albano para o Brasil e tentar vendê-lo para uma novela. Ele ficou nosso amigo.Em ´Viver a Vida',  Renata e o Felipe vão ficar juntos no final?

Rodrigo: Não sei nem o que vou gravar na segunda-feira. Nós gostávamos que as personagens ficassem juntas no final. Vamos ver...A Bárbara vai levar pastéis de Belém para o Brasil?

Bárbara: Vou levar, mas não sei se sobrevivem até lá (risos).O que faz o Rodrigo para manter essa boa forma?

Bárbara: Ele? Não faz nada (risos). Enquanto eu fico horas na maquilhagem ele acorda e vai fotografar. Ele é bonito...(Entrevista: Joana Côrte-Real)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)