Fátima Lopes abordou um dos maiores desafios da sociedade atual: o vício no telemóvel. A apresentadora fez uma reflexão sobre o assunto no seu blog - 'Simply Flow'.

"Se por um lado conseguimos apurar em segundos, as informações que precisamos e com isto ganhamos tempo em ações, decisões, trabalhos, trajetos e um mundo de outras coisas, por outro, fomo-nos tornando dependentes do telemóvel, até em situações de que não precisamos. E é aí que surge a ameaça", sublinha.

Entretanto dá exemplos que são visíveis todos os dias. "Jantares românticos com as duas pessoas ao telefone, simplesmente a fazer scroll e a bisbilhotar as redes sociais, também é uma moda. De novo, pergunto: porque é que foram jantar fora? Se a ideia era jantar a dois, assumam que jantaram a três".

Fátima dá ainda o seu próprio exemplo: "Eu sou bastante chata com este tema. Em minha casa não há telemóveis à mesa nem onde estamos a fazer a refeição, para não sermos incomodados. Se estamos a ver um filme ou a fazer uma atividade juntos, estamos a ver um filme ou a fazer essa atividade. Ponto. Não há telefones pelo meio. Recuso-me a conversar enquanto fazem uso do telefone. Se estou a falar, gosto que olhem para mim e assegurem que me estão a ouvir".