O jornal Folha de São Paulo, um dos maiores do Brasil, publicou um artigo sobre Dino D'Santiago, "o novo queridinho de Madonna em Lisboa", como o apresentou o jornalista Maurício Meireles. Este órgão de informação chama ainda "Monsieur X" ao cantor que fez a intérprete de "Vogue" (re)descobrir os sons africanos que influenciaram o disco que lançou em meados de junho, "Madame X", inspirado pela lusofonia.

A lista não para de aumentar. 25 celebridades internacionais que escolheram Portugal para viver
A lista não para de aumentar. 25 celebridades internacionais que escolheram Portugal para viver
Ver artigo

"Dino D'Santiago nasceu numa família que acreditava em Deus. No bairro pobre do Algarve onde cresceram, ele e [os] seus irmãos começaram a cantar na igreja. Por isso, diz, nutriram paixão pela harmonia antes do ritmo", escreve a publicação. Anos mais tarde, já em Lisboa, a cidade para onde se mudou depois de sair de Quarteira, onde cresceu, num evento público, cantava "Petit pays", de Cesária Évora, "a canção que fala de uma terra seca, mas cheia de amor e da saudade dela", esclarece o jornalista. "Ali, recebeu outro convite de uma amiga para conhecer uma pessoa que, dizia ela, gostaria dele", refere ainda o artigo.

Não podia estar mais certa. Quando deu por ele, estava sentado no chão de uma festa com uma americana loira que se mudara para a capital portuguesa. "Era Madonna", avança o jornal. Ele cantou-lhe "Sodade", de Cesária Évora, uma das canções favoritas da norte-americana, ela quis saber mais sobre ele e, no final, deu-lhe um abraço. "Graças a ti, encontrei um motivo forte para permanecer na cidade", conta Dino d’Santiago.

Em muitas das entrevistas que tem dado para promover "Madame X", Madonna tem-lhe agradecido a colaboração. "Foi ele que me mostrou tudo", confidencia a cantora, que também já o elogiou publicamente no documentário "World of Madame X", a curta-metragem documental onde a intérprete explica a criação do novo disco que nasceu em Portugal e que conta com a participação da Orquestra de Batukadeiras de Portugal.

Foi Dino D'Santiago que levou Madonna a conhecer o grupo de vozes femininas que promove o melhor da música de Cabo Verde, país de origem dos pais do cantor de 36 anos. Além de participarem em "Batuka" e de aparecerem no vídeo que promove esta canção do disco, a também realizadora, compositora e empresária convidou-as a acompanhá-la na sua próxima digressão e até tem mostrado imagens dos ensaios.