Percebeu cedo que queria ser artista. Com apenas três anos, mais do que os brinquedos, eram as tampas dos tachos e das panelas da mãe, Roxie Roker, uma popular atriz filha de emigrantes das Bahamas, com as quais simulava uma bateria, que mais o entusiasmavam. Aos cinco, começou a dizer que, quando crescesse, iria ser músico. Os pais, que sempre o incentivaram, inscreveram-no num coro, o California Boys Choir.

Leonard Albert Kravitz, cantor, compositor, músico, ator e produtor discográfico, nascido em Manhattan, em Nova Iorque, nos EUA, a 26 de maio de 1994, faz hoje 55 anos. 20 anos depois de ter iniciado a carreira, com o álbum "Let love rule", lançado em 1989, Lenny Kravitz, o nome artístico que adotou, já vendeu mais de 40 milhões de discos. O pai, Sy Kravitz, produtor de televisão, tinha ascendência judaica e ucraniana.

Zoe Kravitz é a nova embaixadora global de maquilhagem de YSL Beauty
Zoe Kravitz é a nova embaixadora global de maquilhagem de YSL Beauty
Ver artigo

Apesar do sucesso que viria a alcançar, teve um início de carreira difícil. Fruto de um casamento inter-racial que acabaria em divórcio, viu, no final da década de 1980, muitas editoras discográficas fecharem-lhe as portas. Para umas, a música que fazia, uma mistura de rock, blues, soul, funk, jazz, reggae, pop e folk, "não era suficientemente branca". Para as outras, "não era suficientemente negra", como se queixaria mais tarde. Em 1998, convidou Stephen Elvis Smith, que já tinha trabalhado com a sua mãe e com a atriz Lisa Bonet, com quem viria a casar, para ser seu empresário.

Menos de um mês depois, já tinha cinco editoras interessadas nele. Depois do lançamento do primeiro disco, o êxito foi imediato. Em duas décadas, gravou 11 álbuns e lançou 58 singles. Em 1988, foi pai de Zoë Kravitz, modelo atriz e cantora. Pouco depois, divorciou-se. Madonna, Vanessa Paradis, Adriana Lima e Nicole Kidman, de quem esteve noivo entre 2003 e 2004, foram algumas das (muitas) namoradas que teve.

Ao longo da carreira, Lenny Kravitz, que acaba de criar uma luxuosa máquina fotográfica em parceria com a Leica, forrada a pele de pitão sintética, que está a ser comercializada por 24.000 dólares, cerca de 21.400 euros, já ganhou quase duas dezenas de prémios. Dono de um corpo escultural, como pode confirmar de seguida, surgiu nos últimos dias numa ousada produção fotográfica em tronco nu.